Sunday, January 14, 2007

Em que pensa Deus?

Antes de responder a esta pergunta, é necessário perguntar primeiramente se Deus pensa.

Sim, ele pensa porque é puro pensamento.

Sendo assim, em que pensaria?

Ora, nele mesmo! Em que mais poderia pensar?

Bem, ao menos sabemos que é isto o que pensava Aristóteles (Metafísica 1074b).

Se Deus pensasse em outra coisa que não ele mesmo, haveria o pensamento e o conteúdo do pensamento. Sendo assim, o conteúdo do pensamento seria mais importante que o próprio pensamento. Ora, Deus é puro pensar. Assim, o conteúdo do pensamento de Deus seria mais importante que o próprio pensar - Deus. Isto é absurdo. Logo, como Deus pensa, só pode pensar em si mesmo, ou seja, pensar o pensar.

Pronto! Problema resolvido.

Ninguém precisa pensar mais nisso.

3 comments:

sofista said...

Hooray, hooray,
it´s time to spam away!

Anonymous said...

Que coisa, um spam carente :-)))

Sobre o texto: que bom, eu nunca pensei nisso :-)))

sofista said...

Oi Anônimo!

Pois eu pensava que ele pensava em mim, em minha família, em meus amigos, em minha cidade, em meu estado, em meu país, em meu planeta, em meu passado, em meu presente, em meu futuro. Nunca pensei que ele pensava apenas em si mesmo. :-)))))))

Tem coisa mais divertida que a metafísica? É uma abobrinha perfeitamente lógica. :-))