Friday, July 10, 2009

Sobre Michael Jackson

Em breve a multidão irá para casa com uma predisposição ainda mais séria para a mais respeitável de todas as doenças: admirar no que é público o que não tem importância no privado.

Kierkegaard, The Present Age.

Explico: admirar a publicidade ou, se se quiser, a celebridade, apenas por ser celebridade, o que não tem realmente importância alguma na vida de seu ninguém, mas parece importante.

2 comments:

Rodrigo Cássio said...

Esse texto do Kierkegaard é mesmo fundamental. Foi uma das melhores leituras da faculdade - e ainda me fez gostar de Adorno, cuja herança recebida de Kierkegaard eu desconhecia.

Ave Michael!

sofista said...

Rodrigo,

Ave Michael!

Ainda não esgotei o assunto MJ. :-))))

Sim, este texto de K. é realmente alguma coisa. A influência dele sobre Adorno é quase palpável. Lembro de um aluno que leu o texto e comentou que não sabia o que pensar sobre ele (o texto), exceto que é desconcertante. Eu acrescentaria que tudo em K. é desconcertante. :-)))

É pena que seja um filósofo ignorado e frequentemente rejeitado pela tradição. Por outro lado, também é um autor muito difícil, por causa da heteronomia, o que obriga a leitura de um bom número de obras para começar a entender o conjunto. Mas a influência dele sobre o século XX é enorme.