Wednesday, June 03, 2009

Rolou um puta que pariu

Encontrei em Michael Walzer, Guerras Justas e Injustas, capítulo 4, esta citação de Marx, em carta a Engels:

Os franceses precisam de uma derrota acachapante [escreveu ele em carta a Engels]. Se a Prússia sair vitoriosa, a centralização do poder do Estado será favorável à centralização da classe operária. A supremacia alemã deslocará o centro do movimento da classe operária na Europa Ocidental da França para a Alemanha e... a classe operária alemã é, em termos teóricos e organizacionais, superior à da França. A superioridade dos alemães com relação aos franceses... significaria ao mesmo tempo a superioridade da nossa teoria com relação à de Proudhon etc.

Como trata-se de citação de citação no livro de Walzer, deve-se conceder o benefício da dúvida a Marx. De qualquer modo, o que está escrito aí é que Marx julga importante que a Prússia vença a França porque

1) O operariado francês é inferior ao operariado alemão;
2) A vitória da Prússia implicaria em um ambiente mais favorável à revolução;
3) O ambiente mais favorável à revolução implicaria na superioridade do comunismo sobre o anarquismo.
Logo, a vitória da Prússia sobre a França é vantajosa para minha doutrina.

Então tá, franceses. Vamos lá perder a guerra (de modo acachapante, de preferência) só para que o comunismo seja superior ao anarquismo.

Ow, é isso mesmo? Que política internacional é essa que reduz seres humanos a marionetes destinadas a tornar vitoriosa uma teoria?

Desde quando a vitória em uma guerra passou a ser indicativo de superioridade moral e cultural?

No comments: