Monday, June 01, 2009

O lenço da guerra

Lucky Luciano foi um dos grandes chefões da máfia nos Estados Unidos, comparável a Al Capone, e atuou sobretudo no período da lei seca. Luciano esteve envolvido em uma série de atividades criminosas, inclusive o tráfico de heroína.

O que ninguém sabe é que seu lencinho amarelo, com suas iniciais, foi o responsável pelo desembarque bem sucedido dos aliados na Sicília, em 1946.

A história é fantástica demais para ser verdadeira, mas conta-se que os americanos pretendiam entrar na Itália de Mussolini pela Sicília, dominada pela máfia. Na verdade, um desembarque já havia acontecido, limitado a regiões litorâneas, mas se os chefões aceitassem a presença dos aliados na região tudo seria mais fácil. Então recorreram a Lucky Luciano, que tinha conexões na ilha, mas cumpria pena em uma prisão americana. Luciano aceitou colaborar, e entregou um lenço amarelo com suas iniciais aos militares. A instrução era para o jogassem em uma região específica. Assim foi feito: um avião sobrevoou a ilha e deixou cair o lenço, que chegou às mãos dos chefões. Entendendo o recado, eles permitiram que os aliados instalassem na ilha uma base de operações.

Quem conta essa história é Bernard Michal, em Os Grandes Enigmas da Guerra Secreta. São Paulo, Otto Pierre Editores, 1973.

No comments: