Saturday, June 13, 2009

O google vai te pegar

De todas as asneiras com cara de conhecimento profundo que encontrei na internet recentemente, esta é top de linha: estamos sendo ameaçados em nossa capacidade de avaliar o real pela hegemonia absoluta do Google.

Há gente escrevendo sobre os perigos que o Google representa para nós, pobres idiotas, que achamos que toda realidade se resume a um buscador.

O raciocínio é o seguinte: quando procuramos algo no google e o buscador responde que não encontrou a informação, nós tendemos a achar que o que procuramos não existe.

Como assim, cara pálida? É claro que, se o Google é o melhor buscador e não encontrou o que procuramos, é natural supor que a informação não exista NA INTERNET, embora não seja bem assim. Mas supor que isto interfere em nosso senso de realidade é um pouco demais.

Então vamos fazer um teste: procuro meu nome na internet e não me encontro. Opa, não existo!

O autor da pesquisa também quer nos fazer crer que o google, tadinho, aumentou o plágio. Imagine a pesquisa acadêmica 50 anos atrás: era muito difícil identificar um plágio bem feito. Hoje basta usar um programa para descobrir a fraude. O Google tornou, isto sim, mais fácil detectar o plágio. Porque mais visível, talvez pareça mais frequente, mas há uma confusão evidente entre a visibilidade e a recorrência.

Quando é que essa apropriação tosca do discurso marxista vai começar a ser menos conspiratória e mais racional?

Nada contra o discurso marxista, claro, mas acho o fim essas inteligências que confundem intelectualidade com teoria de conspiração revelada. No fundo, no fundo, há uma pretensão de salvar o outro revelando que ele precisa ser salvo.

No comments: