Tuesday, December 05, 2006

Fitche

Sempre tive curiosidade em ler alguma coisa de Fitche, de que não conheço absolutamente nada, e resolvi aproveitar as férias para me apresentar o filósofo alemão. Fui ao volume 26 da Coleção Os Pensadores, e o que encontrei? Um título absolutamente insólito (depois dos de Kierkegaard, o campeão): COMUNICADO CLARO COMO O SOL AO GRANDE PÚBLICO ONDE SE MOSTRA EM QUE SE CONSISTE PROPRIAMENTE A NOVÍSSIMA FILOSOFIA... Um ensaio para forçar o leitor à inteligência.

Estou lendo, claro. Senti-me forçada à inteligência e, diga-se de passagem, encantada com a arrogância do título e do ensaio. Como o filósofo diz, é a terceira vez que explica sua doutrina, e espera não ter de se explicar novamente.

Ah, tá.

Confesso que acho fascinante essa arrogância douta. Para quem não acredita em muita coisa, esse ar de seita de mistérios, de coisa inalcançável, acaba me seduzindo de algum modo. Agora preciso conhecer Fitche.

Só não entendi duas coisas: se o comunicado é claro como o sol, por que o autor julga que vai forçar o leitor à inteligência?

Sobretudo, por que o autor julga que o entendimento de sua doutrina força o leitor à inteligência?

Bem, ainda estou lendo. Quando terminar, talvez eu venha a saber.

2 comments:

Unknown said...

Dizem que o Apartheid sudafricano teve influências Neo Fitcheístas, aliás, como eu tampouco conheço nada a respeito de fitche, queria te perguntar a respeito de sua filosofía estar dotada de um elemento subliminar racista. Sabe algo?

sofista said...

Oi Laprebendere,

Não sei, mas lembro de ter lido alguma coisa sobre haver uma ligação entre Fichte e o nazismo. Mas não tenho embasamento suficiente para fazer essa afirmação.

Obrigada por passar por aqui e por escrever.