Wednesday, December 20, 2006

Filosofia: prá quê?

Falando muito sério: o que a filosofia pode trazer ao homem de hoje que não se possa conseguir por outra via?

As alegações costumeiras são de que a filosofia provoca a reflexão crítica, faz pensar, garante a autonomia do sujeito e, diz-se, a manutenção da ética.

Mas, por hipótese, consideremos o caso em que a filosofia desapareça. Vamos viver na escuridão e voltar à Idade Média? Não há cientistas, sociólogos e antropólogos que nos convidam à reflexão crítica?

Bem, convido à reflexão crítica sobre a filosofia. Sem ela, não teríamos as ciências, é verdade, mas já temos. Sem ela, não teríamos a lógica, é verdade. Mas hoje já temos a lógica. Sem ela, não teria havido a ruptura com o mito, mas essa ruptura já foi feita. Ainda que o mundo voltasse à Idade Média, a ruptura já foi feita; o caminho já está aberto.

Ouço dizer que sem a filosofia não teríamos noção de cidadania, de ética, de sujeito. Sem ela, não haveria liberdade de pensamento. Concordo inteiramente; não há como negar tudo isso, mas estes valores já estão incorporados ao mundo ocidental, pelo menos.

Quando perguntamos qual é o valor da filosofia hoje, a resposta sempre nos remete ao valor histórico da filosofia. É este o meu ponto. Então, continuo querendo saber: qual é o valor da filosofia HOJE, no mundo como está HOJE, e não como era na Grécia do século VI a.C., no medievo e no período moderno?

2 comments:

Anonymous said...

Você sabe o que é necessário(basicamente) para ser um bom filósofo? Creio que não!!:
"A única coisa que é necessária pra se caracterizar um bom filósofo é a capacidade que ele tem de admirar-se com as coisas, sejam elas cósmicas ou não!!"
A filosofia tem uma grande importância. Para quem vive na correria do dia-a-dia não tem nenhuma, mas pra quem mesmo levando uma vida corrida, pára num certo momento pra por exemplo se questionar:"De onde eu vim?" ou "Será que eu faço parte de um plano maior?" ou até mesmo:"Será que lá em outro planeta, numa galáxia muito distante, alguém(ou algo, não sabemos...rsrsrs..) se faz a mesma pergunta que fazemos:"Somos os únicos do universo inteiro??"!!
Filosofia é questionar-se sobre coisas desconhecidas do universo, querendo saber a resposta, mas simplismente estar impossibilitado de respondê-las, tentando achar uma resposta que possa não ter nada a ver! É claro que é mais fácil formular perguntas filosóficas do que respondê-las ou até debate-las com outra(s) pessoa(s), afinal cada um dá sua opinião sobre o desconhecido.
Com tudo iso eu quis te dizer qe a filosofia existe sem que nós percebamos e foi nomeada desta forma para agrupar as questões irrespondíveis até o momento.(esta é minha opinião caso queira me contatar meu endereço de e-mail é reginademarchi@bol.com.br)Agradeço desde já.Abraços!

sofista said...

Oi Regina!

Estive afastada da internet, por isso demorei a responder.

Quanto ao que é a filosofia e seu lugar, concordo com Deleuze: filosofia é a arte de elaborar conceitos.

"Você sabe o que é necessário(basicamente) para ser um bom filósofo? Creio que não!!:"

Sim. É necessária muita leitura, senso crítico, raciocínio próprio, linguagem articulada e correta e raciocínio lógico.

"A única coisa que é necessária pra se caracterizar um bom filósofo é a capacidade que ele tem de admirar-se com as coisas, sejam elas cósmicas ou não!!"

Não penso assim. Qualquer poeta de boteco faz isso, qualquer criança faz isso. Para ser filósofo é preciso refletir, não admirar-se. Pode até se admirar e refletir, mas nunca apenas se admirar.

O que você descreve em seguida como filosofia para mim é religião. Nada contra, mas volto ao problema inicial: filosofar é clarificar conceitos.

Bem, essa é minha opinião. Obrigada por escrever. Abraços.