Friday, January 20, 2006

Mitologias (6): Alma gêmea

E por falar em Zeus, eis aí um sujeito que tem tudo: poder, riqueza, imortalidade, mulheres, inteligência, esperteza, malícia, força, uma esposa ciumenta, filhos legítimos e ilegítimos, domínio sobre o céu e a terra e, claro, muito, muito tédio.

Para aliviar um pouco o tédio, Zeus achou que devia criar uma espécie animal um pouco mais evoluída: os seres humanos.

No início não havia homens e mulheres; apenas seres humanos gigantes, feitos do mais puro barro, que começaram a se sentir muito superiores aos demais animais e caíram no erro fatal de julgar que não havia deuses: eles eram deuses, porque reinavam absolutos na terra.

Zeus ficou contrariadíssimo. Ninguém pode ser deus se não é adorado, né?

Então Zeus ordenou a Apolo que recolhesse todas as criaturas arrogantes e as deitasse sobre uma superfície lisa. Em seguida, Apolo cortou um a um, pela metade. A primeira metade, moldou como homem. A segunda, como mulher.

Então Apolo devolveu todos à terra, tomando cuidado para que as metades jamais voltassem a se encontrar. Assim, os humanos seriam sempre seres insatisfeitos, procurando a metade perdida. Se a encontrassem, tornar-se-iam um só novamente, seriam arrogantes outra vez e negariam os deuses.

Melhor deixá-los incompletos, procurando a alma gêmea.

No comments: