Tuesday, May 19, 2009

MacIntyre

Alasdair MacIntyre é, sem dúvida, um grande filósofo. Li Depois da Virtude, que achei excelente, e a parte sobre os gregos em Breve História da Ética, mas estou tendo alguma dificuldade com a leitura de Justiça de Quem? Qual racionalidade?

Ex-marxista, MacIntyre se deixou converter a Tomás de Aquino nos anos 80 e é hoje um católico fervoroso. Nada contra, mas quando a sua religiosidade se confunde com sua filosofia, a coisa fica complicada. Pela via de Tomás de Aquino ele retornou a Aristóteles e defende uma tese pra lá de utópica: quer o retorno à polis, às pequenas comunidades, porque somente nelas o telos do homem, associado à ética das virtudes, é possível. Certo. Entendo a proposta, mas não entendo o sentido de defender o retorno ao passado, sobretudo no que diz respeito ao Estado, quando o mundo caminha para a superpopulação e, em consequência, para megacidades.

MacIntyre é um pensador estranho. Moderno, com propostas de retorno ao passado. Tem matizes analíticos, mas recusa o projeto iluminista. Sua filosofia é em parte religião. E, diferentemente de tudo que já li em filosofia, discute seriamente a obra de Jane Austen, uma escritora considerada menor. É claro que não o faz como crítico de arte. Seu propósito é mostrar a moralidade subjacente à obra. Em todo caso, só o fato de ter lido Jane Austen e analisar cinco de suas obras (acho que Austen escreveu apenas seis) já é algo inusitado.

Fico no meio do caminho. É interessante, perspicaz, culto e inteligente, mas algo não vai bem. Por tudo que disse, considero MacIntyre um legítimo sucessor de Kierkegaard. O único, talvez. Mas ainda prefiro Kierkegaard.

2 comments:

Rodrigo Cássio said...

Depois da Virtude está na minha estante, mas confesso que nunca o li. Comprei em um sebo, já faz um ano, provavelmente. Chamou minha atenção esse apreço por uma ética aristotélica, que conheci por meio de algum comentador brasileiro (um pesquisador do nordeste, eu acho). Ainda lerei este MacIntyre!

sofista said...

Oi Rodrigo!

Que bom que está aqui novamente. Estou tentando manter o blog atualizado, mas às vezes simplesmente não há tenho tempo. A proposta desse blog é brincar com as idéias, mas estou pensando em criar ou outro espaço, site ou blog, para assuntos mais sérios, e levar os dois ao mesmo tempo. Só que isto terá de esperar até a conclusão do doutorado.

Sobre MacIntyre, acho que vale a pena ler. É muito bom, embora não dê para concordar com o projeto. Ao menos, não para mim.