Monday, July 18, 2005

Coisa de grego (2): a zona

Alguém pode pensar que a zona, ou o que o valha, não foi inventada. É produto do crescimento das cidades, da segregação social, etc e tal. Ledo engano. A zona foi inventada, sim, e seu autor é Sólon, legislador ateniense que viveu no século VI a.C. O mesmo que, quando general, mandou seus soldados se vestirem como mulheres.

Sólon fez diversas reformas. Acabou com a escravidão por dívidas, desvalorizou a moeda, dividiu a população de acordo com a renda, recusou-se a castigar os celibatários (sob a alegação de uma mulher, afinal de contas, é um grande aborrecimento), transformou o ócio em crime (o que é um retrocesso, claro) e, por fim, legalizou a prostituição e determinou que fosse destinado às prostitutas um espaço próprio nas cercanias da cidade de Atenas. Ele entendia que não há crime na prática da prostituição, mas achava que as mulheres que procediam deste modo deviam ser afastadas das esposas e filhas... por via das dúvidas.

2 comments:

Anonymous said...

inteligente e polêmica. bonita?

sofista said...

Oi Anônimo!

Inteligente, esta medida foi, sem dúvida. Polêmica, não sei, mas acho que nem tanto. Bonita, talvez não para nossos padrões, mas talvez para um grego tenha sido. Vai-se saber. :-)))

Escreva sempre.