Thursday, February 14, 2008

Bife com batatas fritas

Como o problema com o Blogspot parece resolvido, sigo em frente.

Folheando "Mitologias", de Roland Barthes, encontrei esta pérola:

Associado geralmente às batatas fritas, o bife transmite-lhes o seu renome: a batata frita é nostálgica e patriótica como o bife (DIFEL, p. 55).

O que ele terá querido dizer?

2 comments:

tilhio said...

Outro dia durante uma aula um colega soltou uma pérola: Não aguento mais estudar Kant. Ele tem crítica pra tudo, daqui a pouco vamos ler a "Crítica da Culinária Pura".

Daí lembrei dessa frase que li aqui há alguns dias e fique imaginando, se Kant escrevesse tal obra, seria povoada de frases como essa.

Em tempo: Confesso que Kant também não é um dos meus filosofos favoritos.

sofista said...

Oi tilhio!

:-)))) Primeiro teria de haver uma culinária pura. :-)))

É engraçado imaginar Kant escrevendo um livro sobre culinária. Mas não teria frases como essa de Barthes. Acho que seria algo mais como "que o juízo acerca da qualidade de um pato com laranja é eminentemente empírico, a saber, próprio da faculdade apetitiva e, portanto, condicionado ao paladar e ao olfato, secundários à apetição provocada pela visão do objeto, é sem conceito e sem interesse. Não se trata, portanto, de um juízo lógico ou de mera fruição, na medida em que é subjetivo e particular, tratando-se assim de mero gosto sobre o qual nada há que se dizer, exceto que se tem bom ou mau gosto, e que não se trata de juízo estético puro, pois a existência do objeto está em questão, considerando ser necessario haver um pato com laranja para que possa, em qualquer tempo, apreciar ou rejeitar o pato com laranja".

É isso aí! :-)))