Wednesday, April 26, 2006

Porco-espinho alienígena

Desde a década de 80 tem surgido, no interior da Inglaterra, marcas circulares em plantações. Ninguém sabe dizer com certeza qual é a origem destes círculos. O governo, acusado de ser o autor das marcas, resolveu oferecer um prêmio a quem tivesse uma teoria consistente sobre sua origem.

Surgiram várias teorias, quase todas esdrúxulas:

a) Balonistas disseram seus balões, ao descer nas plantações, provocaram a formação dos desenhos;
b) Dois artistas sexagenários, Doug Bower e David Chorley, disseram serem os responsáveis pela "arte";
c) Foram os alienígenas, claro. Eles explicam tudo.
d) São resultado de alterações climáticas;
e) É tudo coisa de poltergeist;
f) Quem sabe não foram redemoinhos que desenharam sem querer os círculos?
g) É efeito da camada de ozônio;
h) Os fungos fizeram tudo sozinhos;
i) Foram os porcos-espinhos comedores de cogumelos mágicos que voaram e fizeram com que o ar deslocado marcasse as plantações;
j) É efeito de radiação;
k) Aviso de extra-terrestres;
l) Obra de intra-terrestres;
m) et cetera;
n) et cetera;
o) et cetera.

À parte essa bobagem toda, os círculos são realmente impressionantes, com desenhos simétricos e às vezes bastante complexos. Veja algumas fotos no link indicado no título.

Veja ainda o video:

http://www.youtube.com/watch?v=vDQqlZIuCQA

2 comments:

Anonymous said...

Até onde eu saiba foi uma dupla de jovens norte-americanos quem começou, por diversão, a fazer esses círculos incríveis em plantações de milho. Ao ser televisionado espalhou-se pelo mundo todo. Depois eles chamaram a TV e demonstraram ao vivo como faziam os belos desenhos. Mas parece-me que devido à complexidade dos mesmos ainda existem aqueles que desejam o "Desígnio Inteligente" por trás dos padrões requintados. Para mim soa como uma analogia para a teoria darwiniana versus "DI". Por mais que os darwinistas tentem explicar que em um tempo muito, muito longo, o acaso e a seleção natural podem construir moléculas e essas evoluírem para organismos complexos, a possibilidade de a vida ser fruto de uma simples "mecanismo biologizante" parece ser insuportável para alguns ou muitos.

sofista said...

:-))) Eu não sabia que estes desenhos servem aos defensores do DI. Mas, pensando bem, não se pode negar que esses círculos têm um design bastante inteligente, não acha? Inteligente e complexo. :-)))