Sunday, December 14, 2008

Lesbos e lésbicas

Os moradores de Lesbos, ilha grega do Egeu, consideram um insulto o termo "lésbica".

Nada contra o homossexualismo, suponho. O problema é a associação do homossexualismo com a ilha, pátria da poetisa Safo, que sabidamente preferia mulheres a homens. Aliás, a maior parte das mulheres de Mitilene, capital de Lesbos. Mas isso não devia ser problema, já que os homens preferiam os homens.

O resto é família.

De qualquer forma, entraram na justiça contra o uso do termo. Causa perdida. Pura perda de tempo. Mesmo que ganhassem, seria preciso muito mais que um veredito da justiça grega para mudar um termo tão corrente e, digamos, internacional.

Bem, perderam e agora têm de pagar os custos do processo.

Agora, cá entre nós: quem é que pensa na ilha de Lesbos, ao falar em lesbianismo? Pelo menos fora da Grécia isso é absolutamente irrelevante.

5 comments:

Anonymous said...

Oi Sofista!

Isso me fez lembrar um fato ocorrido recentemente: estava numa dessas festas de fim de ano e não me lembro como, mas o assunto chegou na história e nos mitos gregos. Bem, para descontrair, o bocudo aqui, resolveu falar sobre a ilha de Lesbos e do mito da sacerdotisa Safo que vivia em tal ilha e que o termo lésbica, para designar a homossexualidade feminina, provinha daí. Seria um assunto normal em qualquer outra circunstancia, menos naquela. As mulheres que estavam na mesa (três) participando da conversa ficaram duras e o "clima" (silêncio) durou uns dois minutos. Ainda levei um "cutucão" do amigo ao lado. Em mim só ficou a sensação de não estar sabendo de alguma coisa que deveria.

sofista said...

Tilhio!

Andou sumido!

Já me vi muitas vezes em situação parecida. :-))) Mas não entendi porque o comentário que fez incomodou tanto. O que há de inconveniente nele? Sinceramente, não entendo.

Que bom que está de volta.

Ah, reli Cem anos de solidão. Muito bom. Brigadim.

Anonymous said...

Digamos que elas estão no "armário".

Que bom que gostou do livro.

Outro dia andando pela Saraiva, encontrei um livro que, talvez, desperte sua curiosidade. O título é: LOST e a filosofia (não lembro o nome do autor). Pelo que entendi, o livro tenta fazer uma ligação entre o seriado e a história da filosofia.

Ah, não esquece de convidar pra defesa de sua tese, ok?

Abraços.

sofista said...

Blogger sofista said...

Oi Tilhio!

Puxa! Vou procurar esse livro na Saraiva. Tenho muito interesse. Brigadim pela dica.

Quanto ao "armário", certo, mas repito: por que a reação, quando você apenas mencionou a origem da palavra? Continuo sem entender. :-)))

Some não

John said...

Provavelmente na mesa do colega havia um casal de lésbicas.

De fato, irrelevante a ilha de Lesbos. A etimologia é tão importante para o uso das palavras quanto a ornitologia o é para os pássaros.