Thursday, March 20, 2008

Dórios comediantes

Diz Aristóteles na Poética V, 1448 (29): "Os dórios para si reclamam a invenção da tragédia e da comédia".

Fiquei por entender. Os dórios não são aquele povo nômade que chegou à Grécia, vindo do norte mais ou menos em 1.200 a.C. e derrotou os micênios? Não eram eles que tinham armas de ferro e se instalaram no Peloponeso, mais precisamente em Esparta? Esse povo não era inteiramente voltado para a guerra, brutal e inculto?

Ao menos é isso o que os livros de história dizem.

A palavra "lacônico" não vem justamente da planície onde ficava Esparta (a Lacônia) e significa aquele que fala pouco? Não aprendemos que Esparta via o interesse de Atenas pela filosofia e pela literatura como frescura e não escreveu praticamente nada? A chegada dos dórios não marcou o início da "Idade das Trevas" grega, ou seja, um período em que a escrita praticamente desapareceu?

Como é que um povo assim pode ser o "inventor" da comédia?

Catarse? Em Esparta? Sei não.

Em todo caso é mais provável que Aristóteles tenha razão e a história esteja ligeiramente equivocada.

2 comments:

Anonymous said...

Bom, os espartanos eram famosos por suas "tiradas" (talvez mais do que pela sua forma de lutar, como nos querem fazer acreditar os filmes de hollywood)... E filosofia e poesia é sim coisa de boiola.

hahahahahah

Sempre fera seu blog!

sofista said...

Taprógoras protagórico!

Sumiu, ué. Mas que bom que passou por aqui de novo. Eu não sabia disso sobre os Espartanos. Vou pesquisar, quando tiver um tempinho, prá ver se encontro alguma dessas tiradas.

Então os espartanos tinham razão? :-))))) Cá entre nós: sempre achei poesia uma coisa assim, digamos, muito dengosa, a começar por Platão. Esse, sim, soube ser ao mesmo tempo filósofo, boiola e poeta (embora negue na velhice a "poetagem" da juventude).

Se Whitehead tem razão e a filosofia não passa de nota de rodapé dos escritos de Platão, lá vamos nós. :-))

Me passa de novo o link de seu blog.