Saturday, March 17, 2007

Os 300 que não eram de Esparta

Um dos piores filmes que não vi atualmente é 300 (aquele em que Rodrigo Santoro aparece fantasiado de ET, com voz de Darth Vader). Não posso falar muito sobre o filme porque não consegui vê-lo até o final. O filme me deixou com uma sensação de total perda de tempo.

Em primeiro lugar, a linguagem é de histórias em quadrinhos, das piores, as de supervilões e superheróis. Ou, se se quiser, um destes jogos insuportáveis de PlayStation. Só há personagens-tipo, sem alma.

O rei Leônidas, de Esparta, age como se governasse sozinho, quando em Esparta havia dois reis. A esposa não é uma mulher espartana. Os Éforos, aquele conselho de cinco anciãos, coitado, virou um conselho de monstrengos. O episódio em que o rei persa manda um mensageiro dizer aos gregos que se rendam, enviando como sinal um pouco de terra e água, aconteceu na verdade com os atenienses, e a resposta foi: "venham buscar". Prá completar, os gregos geralmente tinham respeito por seus inimigos. Foi assim com Tróia (diz a lenda), foi assim com Xerxes, foi assim com Felipe da Macedônia. Alexandre agia da mesma forma, o que acabou por irritar seu exército na Babilônia.

Tudo isto, claro, sem falar na caracterização absurda de Xerxes, uma figura andrógina que se considera deus (o que é de fato um dado histórico), mas é um demônio.

Como disse, não vi o filme até o fim, mas foi esta "vitória" dos espartanos nas Termópilas (que, com trezentos homens, detiveram por três dias o exército persa) que permitiu a Atenas vencer a guerra.

Ah, sim, é filme, não é história. Tudo bem, mas para quem conhece um pouco desta história o filme soa como uma piada de muito mal gosto. É grotesco. Criar uma fantasia que tem como pano de fundo a história só serve mesmo para atrair os desavisados.

4 comments:

Anonymous said...

Que bom que vc me alertou sobre o filme. Eu vou essa semana.
E melhor ainda saber que posso entrar já de nariz torcido :)))).

Teve um amigo que só faltou fundar uma igreja sobre esse filme, de tanto que gostou.

bjs.

Anonymous said...

O filme é ruim mesmo. Frank Miller não costuma fazer histórias do tipo Super-heróis, mas não li esta em particular. Pelo que vi, acho que a culpa é do diretor e dos atores, péssimos (Santoro é o menos ruim deles, mas nada demais, em performance bem convencional).

sofista said...

Oi Anônimo!

Tenho ouvido tantos elogios ao filme que começo a desconfiar de que deveria tê-lo assistido até o final. :-)))

Eu realmente não gostei. Acho que o filme tem poucas qualidades. A cobrança pela verdade histórica não faz muito sentido, eu sei, porque filme é entretenimento. Mesmo assim, não é um bom entretenimento e falha sobretudo em retratar o espírito grego.

De qualquer forma, espero que goste.

Bjs!

sofista said...

John! Que bom vê-lo aqui!

Eu não vi alma no filme, não vi História e nem estória. O filme é maniqueísta e superficial. Quanto à performance dos atores, realmente não prestei atenção. Acho que o roteiro deixou pouco espaço para boas atuações.

Daqui a pouco vão vender chinelinhas com a marca "Leônidas", piercings estilo "Xerxes" e coisas assim. Quer apostar como logo vão aparecer bonequinhos espartanos? :-))))

De qualquer modo, tem o mérito de informar e de atrair a atenção para esse fato histórico. Fora isso, para mim não tem mérito algum, nem como entretenimento.