Thursday, August 25, 2005

Os filósofos e a felicidade (2)

Blaise Pascal (século XVII) também tem algo a nos dizer sobre a felicidade:

Quando, às vezes, me pus a considerar as diversas agitações dos homens, e os perigos e os castigos a que eles se expõem, na corte e na guerra, originando tantas contendas, tantas paixões, tantos cometimentos audazes, e muitas vezes funestos, descobri que toda a infelicidade dos homens vem de uma só coisa, que é não saberem ficar quietos dentro de um quarto (Pensamentos, 139).

Ora, ora, quem diria... Tão fácil, tão perto, e a gente nem imaginava! Olhe só:

- Felicidade é saber ficar quieto dentro de um quarto;
- Eu sei ficar quieta dentro de um quarto;
- Portanto, eu sou feliz.

Ainda bem, porque podia ser pior:

- Felicidade é querer ficar quieto dentro do quarto;
- Nem sempre eu quero ficar quieta dentro do quarto;
- Logo, nem sempre eu sou feliz.

Ou, ainda:

- Felicidade é não gostar de ficar quieto dentro do quarto;
- Eu geralmente gosto de ficar quieta dentro do quarto;
- Logo, eu raramente sou feliz.

Sei lá, mas tenho a impressão de que, quando os filósofos se põem a falar em felicidade, tudo está perdido. :-) São muito melhores quando chafurdam no vazio existencial, no nada, na inutilidade da vida, no absurdo, na angústia, no desespero, na ausência de sentido et cetera et cetera et cetera et cetera.

Ou não?

2 comments:

Anonymous said...

Sei lá... eu tb passo a maior parte do tempo no meu quarto. Tô "igualim" vc.. não sei se sou feliz ou infeliz. Mas que puxa... :/ :\ :/ :|

:p

ps: em falar em quarto, to atolada de relatorios pra fazer ainda... sáb que vem eu vou aí. Ah e eu não desisti de assistir suas aulas não viu? heuaheau :p
Dp me manda um email com os seus horarios? Eu quero assistir, não desisti não. :)

sofista said...

Oi, Dani. Vou te aguardar no sábado, então. E já enviei o e-mail com os horários.

Mas não é uma delícia ficar no quarto, desde que tenha livros, TV e computador? Acho que Pascal tem toda razão. :-))))