Tuesday, June 03, 2008

Escrita assassina

No Fedro de Platão, Sócrates é contrário à escrita, porque entende que ela mata o pensamento. A escrita é estática, enquanto o pensamento é dinâmico. Logo, uma vez escrito, o pensamento estratifica e morre.

Trocando em miúdos, a escrita é rigor mortis do pensamento.

Ainda bem que ninguém deu ouvidos a ele.

O legislador Sólon, que tornou compulsório o ensino da leitura e da escrita, devia estar se revirando na cova.

Veja a passagem, resumida:

"Uma vez escrito, todo o discurso rola por todos os lugares, apresentando-se sempre do mesmo modo, tanto a quem o deseja ouvir, quanto a quem não mostra interesse algum, e não sabe a quem deve falar e a quem não deve (Fedro 275d-e)."

Na sequência, Sócrates argumenta que a escrita faz com que a leitura aliene o pensamento: ninguém é capaz de pensar por conta própria, já que opiniões prontas estão à disposição de qualquer um. Isto acontece com frequência, mas o problema não está na escrita, e sim em quem se serve dela para alimentar sua preguiça intelectual e escondê-la até de si mesmo.

Menos, Pratão. Menos.

2 comments:

Anonymous said...

Gostei do seu texto, sem muito para comentar... Como um bom estudante de Letras, sei da importância da escrita... Mas sei lá, só quero dizer mesmo que seu blog é interessante... Eita preguiça! rsrsrs

sofista said...

Olá Natan,

Obrigada por passar por aqui e por escrever. Andei um pouco sem tempo nos últimos meses, mas tentarei atualizar meu blog com mais frequência daqui para a frente.

Escreva sempre.