Monday, May 01, 2006

De onde terá vindo o homem?

Eis a grande pergunta.

Sabemos de onde vem o indivíduo, mas não sabemos com certeza de onde vem o homem. Só há, basicamente, duas alternativas: ou o homem deriva de seu igual, ou do diferente.

Assim: se é verdade que o homem deriva de seu igual, então caímos em uma regressão ao infinito, o que não pode ser. Hipótese descartada. Mas, se é verdade que o homem originou-se do diferente, então o diferente pode ser

a) imaterial (o divino);
b) material, mas de características distintas.

(Eis aí as duas principais explicações para o surgimento do homem e da vida: o criacionismo e o evolucionismo).

A hipótese de que o homem é resultado da ação ou da vontade de uma divindade não passa pelo crivo da razão, então deve ser descartada. Só resta então uma alternativa: o homem originou-se de um outro ser material, diferente dele nas características gerais, mas essencialmente bastante semelhante. De todo modo, essa teoria nós conhecemos tão bem quanto a anterior.

O que importa, na verdade, é destacar que repetimos ad nauseam as mesmas estruturas. Aquela história da origem do mal não tem basicamente o mesmo esqueleto?

1 comment:

sofista said...

Wow! I want a PhD! Gimme a PhD!
How much does it cost? Will I receive it by mail or e-mail? Isn´t it more... er... convenient that I pay for it along 30 months? You send me my PhD and I´ll keep it secret until then, I sware. You can rely on me. Everybody who knows me knows I am reliable.