Thursday, October 27, 2005

Descarnaram Colombo!

Se você acha que eu quis dizer "desencarnaram Colombo", sugerindo que ele foi assassinado, enganou-se. Até onde sabemos, Colombo não foi desencarnado. Ele foi descarnado.

Pensando melhor, Colombo foi descarnado e desencarnado... Ou devo dizer que ele está desencarnado? Ou que é desencarnado?

Não importa. De qualquer modo, Colombo foi descarnado.

O descarnamento é uma antiga prática de sepultamento que consistia em retirar toda a carne do cadáver. Na época, essa técnica era bastante comum e restrita a famílias nobres ou figuras ilustres.

O esqueleto de Colombo foi descarnado porque ele queria ser enterrado no Caribe. Transportar um cadáver durante meses em um navio representava um perigo para a tripulação. Assim, quando um cadáver precisava ser transportado a longas distâncias, usava-se o recurso do descarnamento.

Essa mesma técnica impediu o exame de DNA dos restos mortais do genovês, para eliminar ou confirmar os fortes indícios de que ele seria um judeu oriundo de família rica, nobre e catalã, precisamente de Barcelona. Bem ao contrário do que diz sua biografia oficial.

No comments: