Monday, March 21, 2005

O passado já era

Estive pensando sobre o que eu gostaria de ver do passado.

1. Os sofistas? Ah, sim, claro. Mas de que iria adiantar, se não falo grego, menos ainda o antigo? Afinal, para os gregos só o grego é... grego! Se a viagem ao passado durasse pelo menos uns três meses (tempo mínimo para aprender a me comunicar, mas insuficiente ainda para entender o que me interessa), até lá eu já teria um monte de outros problemas. :-)) Bem, talvez servisse para que eu ficasse sabendo o que aconteceu com os textos dos sofistas e, quem sabe, recuperá-los. Mas aí eu corro o risco de descobrir que era tudo porcaria mesmo. Não, não. Melhor deixar como está.

2. Ver e falar com Layne Staley (Alice in Chains) e ouvi-lo cantar "won´t you come and save me, save me"(Man in the box)? Daí eu diria: "ô fio, vai dar não. Ou você se salva sozinho, ou nada feito. Não é que eu não queira, não, viu? É que não vai dar, mesmo". Mas aí eu pensei: se o cara saísse daquele fuzuê autodestrutivo e ficasse bem legal, como é que conseguiria escrever aquelas maravilhosas músicas depressivas e cantar tão bem parecendo um bebê chorando pelo colinho da mamãe? Pois é, não conseguiria. E aí, ele ficaria prá lá de deprimido por não conseguir mais escrever músicas depressivas, e escreveria músicas depressivas sobre não poder escrever músicas depressivas. Mas como continuaria escrevendo, deixaria de ficar deprimido por não escrever, mas se deixar de ficar deprimido, não escreve. Se não escreve, fica deprimido. Se fica deprimido, escreve. Mas, se escreve,não fica deprimido por não escrever, e aí não consegue escrever. Ui! Olha eu aí, no meio dessa roleta russa! Melhor deixar quieto.

3. Quem sabe conhecer Amenófis IV e dizer: "deixa disso, moço. É melhor vários deuses que um só. Dilui a fantasia". E aí ele diria, se estivesse em um de seus melhores momentos: "filhinha, prestenção: para um só deus basta UM sacerdote. Sacou?" Ah, tá.

Moral da história: lamentavelmente, o passado é imutável.

3 comments:

Anonymous said...

heuaheuaheua ai jisuis! Mas que seria legal mesmo, seria né? :p

sofista said...

Não sei se seria legal. Ver o passado é matá-lo de algum modo. Melhor manter as historinhas que conhecemos, porque nos alimentamos delas.

Anonymous said...

Eu faria cóssegas nas axilas de Moisés quando ele estivesse no meio do mar.... Aí eu nao estaria mais aqui.!