Saturday, March 26, 2005

Filosofia com prazo de validade

Tenho a firme convicção de que casamento devia vir com prazo de validade: fabricado em..., válido até...

A que devemos o fracasso dos casamentos? À idéia de que serão duradouros! Mas nada como um dia após o outro para mostrar que o que começa bem geralmente acaba muito melhor.

Penso que o mesmo se devia dar com as filosofias. Todas elas, sem exceção, deviam carregar uma etiqueta com data de fabricação e prazo de validade. O prejuízo de não se respeitar o prazo de validade de remédios e alimentos é a intoxicação séria. Uma filosofia com prazo de validade vencido não provoca o mesmo efeito? O problema é que confundimos validade com vaidade e, para a vaidade, não há validade.

E lá se vão as filosofias, engrossar a fila das religiões.

2 comments:

Anonymous said...

No que diz respeito aos casamentos, aliás, à alguns casamentos, duram até a morte, propriamente dita. Ai sim, concordo com o prazo de validade...
Qnto a Filosofia, bem ai eu tenho que pensar melhor... Mas de primeira dá a impressao de que não se deve generalizar, tem neguim que a gente ve a filosofia deles mostrando a cara a cada dia mais... Não sei, deixa eu matutá mais :p

sofista said...

Oi Dani,
É, generalizar é complicado. Mas a verdade é que há tantas filosofias "perenes" por aí, que fico me perguntando se já não viraram uma nova religião. Eu me refiro mesmo ao panteão dos filósofos, como se alguém detivesse a verdade e nada mais houvesse a ser dito.