Monday, April 03, 2006
Geografia da justiça
Leia-se o contrário, claro.
Saturday, April 01, 2006
César e a cesariana
Dificilmente esta história é verdadeira, mas o nome do procedimento vem daí.
Friday, March 31, 2006
Coisa de grego (4): o filme de terror
E o mais importante: tudo isto te espera lá na frente. Inexoravelmente.
Quem precisa de filme de terror?
Tuesday, March 28, 2006
Fraude do século ponto com
Saturday, March 25, 2006
Querem acabar com o gmail
Mais um hoax, provavelmente.
Tuesday, March 21, 2006
Aniversário do Brogue
Sunday, March 19, 2006
Física evangélica
Pois então. A boa-nova da ciência evangélica já tem até um nome: "queda inteligente dos corpos". Apesar da complexidade da teoria, farei um esforço para explicá-la em poucas palavras: trata-se de saber por que os objetos que têm peso e massa são atraídos para o solo. Sim, houve um certo Newton que disse uma bobagem qualquer sobre o assunto, e parece que tinha alguma coisa a ver com uma maçã, mas isto não tem importância. A verdadeira razão para que os objetos caiam é -- vejam só! -- a mão de Deus. Mas o melhor de tudo é que ele só precisa da inteligência. Basta pensar e pronto, tudo cai. Ou sobe.
Parece que esta teoria é o que há de mais inteligente, moderno e polêmico em física, comparável apenas à afirmação de Aristóteles de que a terra não se move porque a água do mar não vai pro espaço.
Saturday, March 18, 2006
Milagre light
Mas milagre mesmo é conseguir salvar, ao mesmo tempo, o direito canônico e a cura milagrosa.
Wednesday, March 15, 2006
Eis o palácio de Ajax
A peça Ajax, de Eurípedes, conta que o herói, o corredor mais veloz de toda a Grécia, era filho do rei de Salamina, Telamon, a quem sucedeu. Ao vencer a guerra contra Tróia, Ajax teria abduzido e violentado Cassandra, filha do rei troiano e sacerdotisa consagrada a Afrodite. Por isso, foi morto e esquartejado.
Sófocles, por outro lado, conta que Ajax enlouqueceu ao retornar a Salamina, finda a guerra contra Tróia, e degolou todos os animais que encontrou pelo caminho, achando que eram inimigos. Ao voltar a si e perceber o que tinha feito, suicidou-se. Os habitantes de Salamina teriam, com a morte de seu rei, abandonado a cidade.
Seis anos de escavações na ilha de Salamina, no Egeu, resultaram na descoberta de uma cidade fortificada, cujo centro é um grande complexo arquitetônico. A data de florescimento da cidade, século 13 a.C., coincide com as de Micenas, Argos e Pilos. O palácio teria sido abandonado 100 anos após a sua construção, o que coincide com o relato de Sófocles.
Monday, March 13, 2006
Caindo na real
Saturday, March 11, 2006
Vou te deletar do meu Orkut
Clique no título e ouça a musiquinha que está fazendo sucesso na internet.
Atente para o refrão:
Eu vou te deletar, te excluir do meu orkut
Eu vou te bloquear no msn
Não me mande mais scraps nem email power point
Me exclua também e adicione ele
Vou te excluir do meu orkut
Beleza! Exclua mesmo. Delete mesmo. Bloqueie mesmo. Ignore mesmo. Tem futuro não, véi.
Friday, March 10, 2006
Astrologia para cães
Já fez o mapa astral da criaturinha? Já buscou alguma ajuda cósmica para entender o que une vocês dois? Já pensou nisso, pelo menos?
....................................................
Se a resposta é sim para todas as perguntas acima, parabéns!, você pertence à minoria que realmente cuida de seu animalzinho de estimação.
Se não, levante-se dessa cadeira, afaste-se do computador e faça algo realmente importante para quem você ama. Ou melhor, fique exatamente onde está, e clique no título. Nesta página você poderá fazer até o mapa astral do bichin por uma bagatela de 19,90 dólares.
É claro, você terá de se cadastrar primeiro, mas isso é ótimo porque assim receberá sempre mensagens do visionário-chefe (literalmente!), com todas as novidades em tarot, numerologia, astrologia e I-Ching. Tudo para você, sua família, seu cão, seu gato, seu papagaio, seus peixes, etc.
Parece brincadeira, mas é tudo muito sério: os humores caninos, as reações intempestivas, as inclinações, a raiva, a tristeza, o temperamento, o que o atrai em você, tudo tudo a astrologia explica.
O único problema é descobrir o local, a hora e a data de nascimento de seu cãozinho. Caso contrário não funciona direito, né?
Thursday, March 09, 2006
Últimas palavras
C´mon.
As últimas palavras de Nelson, o almirante que venceu a batalha de Trafalgar, também são incríveis: "Cumpri o meu dever. Agradeço a Deus". Puxa. Que bom cristão.
Tenho uma sugestão para as últimas palavras de Henrique VIII: "Matei Ana por nada".
As últimas palavras de Alexandre, o Grande: "Água, água!"
Enfim, a última palavra de todos nós, pessoas comuns: "Ai". Faz mais sentido.
Tuesday, March 07, 2006
Ow, eu também quero!
Dá até prá falar com Jesus, nessas viagens.
Ou melhor, dá até prá falar com quem falou com ele.
Ou melhor ainda, o que dá realmente prá fazer é comprar o livro escrito por quem viajou até Jesus Cristo, falou com ele e voltou para concluir o que deixou inacabado: ficar rico vendendo a história por 12,50 euros.
Sunday, March 05, 2006
Latina proverbia
Eis alguns, para citar apenas os que começam com a letra "o":
O fallacem hominum spem!
Quem espera, desespera.
Oblata occasione, vel iustus perit.
Arca aberta, o justo peca.
Obscurum vestis contegit ampla genus.
Com bom traje se encobre ruim linhagem.
Obsequatur denti superambula lingua dolenti.
Lá vai a língua, onde grita o dente.
Obsequium amicos, veritas odium parit.
Mal me querem minhas comadres, porque lhes digo verdades.
Occasio furem facit.
A ocasião faz o ladrão.
Oculus animi index.
Os olhos são o espelho da alma.
Oculus domini saginat equum.
O olho do dono engorda o cavalo.
Omne ignotum pro magnifico.
O desconhecido sempre parece sublime.
Omnia qui reticet, munera pacis habet.
Quem cala não quer barulho.
Omnia tempus revelat.
O tempo corre e tudo descobre.
Omnis potestas impatiens consortis erit.
Mandar não quer par.
Omnium malorum origo otium.
A ociosidade é a mãe de todos os vícios.
Optat ephippia bos piger, optat arare caballus.
Ninguém está contente com sua sorte.
Optimi natatores saepius submerguntur.
O melhor nadador se afoga.
Otio qui nescit uti, plus negotii habet, quam qui negotiosus in negotio.
Homem lento jamais tem tempo.Idle folks have the least leisure.
Ovem lupo commisisti.
Não dês ovelhas a guardar ao lobo.
Mas o melhor mesmo é este:
Odi feminas litteratas.
Mulher que fala latim não tem bom fim.
Saturday, March 04, 2006
Infância do mundo
Há algo de mais inocente que a falta de caráter desajeitada e efeminada de um Dr. Smith e a bondade inata e masculina de um Will Robinson?
Onde foi parar o Crepe Suzette? E o robô?
Dá prá acreditar na amizade sincera e pueril entre o Batman e seu menino-prodígio?
Quem é capaz de ignorar a doutrinação de um Almirante Nelson-bullshista, o bom cristão racional e correcional?
Dá prá assistir a um Colt-não-sei-das-quantas (de Duro na Queda, mas vá por mim, esqueça) abandonar as suas mulheres lindíssimas e arrumar outras mulheres lindíssimas, sem ver o que isso realmente significa?
Quem pode assistir a "Jeannie é um gênio" sem entender o que se diz nas entrelinhas?
Quem ainda não percebeu que Starsky e Hutch eram mais do que parceiros no combate ao crime?
Supermáquina? Homem de seis milhões de dólares? Mulher biônica? Panteras? Gatões? A família Walton? A família Robinson? A família Dó-Ré-Mi? Zorro? Noviça voadora, cujo único pecado era voar?
Ah, fala sério!
O mundo envelheceu, perdeu a inocência. Não se faz mais seriados como antigamente. Ainda bem.
Friday, March 03, 2006
Contratam-se filósofos
"- O que você diz a quem é graduado em filosofia?
- Um Bic Mac com fritas, por favor. "
Thursday, March 02, 2006
Grande Shakespeare
Macbeth
Wednesday, March 01, 2006
...e a Bíblia tinha razão
Tão verdadeira, que aconteceu novamente em 1845, com um tal James Bartley, pescador.
Segundo contam, Bartley caiu no mar e foi engolido por uma baleia. Trinta e seis horas depois, seus companheiros capturaram o animal (o mesmo), o mataram, abriram o estômago e, vejam só!, lá estava Bartley, branco e enlouquecido, mas vivo.
Interessante, não?
Demais.
Eu não fazia idéia de que há oxigênio em estômago de baleia, ou que alguém possa sobreviver a trinta e seis horas sem ar.
É o poder da fé.
Mas interessante mesmo é o fato de que esta história é contada por fundamentalistas bíblicos.
Então.
Tuesday, February 28, 2006
Corra, que tá barato
Uma pesquisa científica esteve à venda no e-bay, pelo lance inicial de 250 mil dólares.
Você pode achar que é muito, mas é porque você não sabe o valor de uma pesquisa. Especialmente, o valor de 20 anos de pesquisa.
Alguém sabe, e comprou.
Tô morrendo de inveja. Colin Andrews, o feliz vendedor, ficou pelo menos 250 mil dólares menos pobre. E com pesquisa!
Dá até prá fazer uma boa poupança, enquanto vai montando outra pesquisa prá vender.
Como a vida humana é curta, eu aconselharia o cientista a reduzir o tempo de maturação do produto para dez anos. O preço vai à metade, mas para compensar é só excluir os colaboradores (do crédito, ao menos).
Só mesmo americano para transformar tudo em dinheiro, sem culpa.
Preciso aprender essa técnica.
Monday, February 27, 2006
O que a escada tem a ver com o céu?
Em Santa Fé, Novo México, Estados Unidos, há 130 anos, as freiras de um convento recém-construído queriam ir para o andar superior, mas não havia escada.
Diante da estupidez do arquiteto, só mesmo um bom milagre.
Elas rezaram durante nove dias, pedindo a Deus a escada (ou melhor, o carpinteiro que a faria).
Afinal de contas, é preciso ir ao andar superior.
Mas eis que um carpinteiro surge à porta, assim, do nada, para construir a escada de graça... e sem suporte.
Clique no título e veja o milagre da capela Loretto.A escada é realmente um milagre da engenharia.
Pois então.
O ser humano seria capaz de fazer algo tão impressionante? Em um convento? Com exatos 33 degraus? Claro que não! Claro que é obra divina.
Mas a escada não leva ao céu, não. Só ao andar superior.
.....................................
Mais fotos em
http://www.lorettochapel.com/stair.html
Descobri que há um filme sobre o milagre da escada. Informe-se em http://us.imdb.com/title/tt0152588/.
Sunday, February 26, 2006
Espaguete Voador
O grande profeta da religião monstrista anuncia para breve o lançamento do Evangelho segundo o MEV (Monstro Espaguete Voador).
Até lá, experimente informar-se melhor sobre o monstrismo no site indicado no título deste post. Mas prepare-se. Há de tudo na página, desde camisetas com o Monstro Espaguete a releituras de Da Vinci e Miguelangelo.
É possível até comprar um santinho MEV no e-bay. Sem pé nem cabeça.
Experimente. Você só corre o risco de se tornar um novo massafari.
--------------------
Brincadeira, claro, criada por quem acha que o Design Inteligente é só mais uma bobagem sofisticada. Segundo informa o site, o monstrismo massafari já foi matéria até da Superinteressante, no Brasil.
Saturday, February 25, 2006
Upgrade malsucedido
Simone Weil
.............................
Puxa. E eu que pensava que ela era filósofa!
Mas venhamos e convenhamos, há um quê de metafísico na frase, não há?
Então.
De qualquer forma, com uma visão de mundo assim tão doce, assim tão jovem, Simone Weil bem que podia ter publicado pela Harlequin.
Friday, February 24, 2006
Pois é (2)
temores de ordem humana, medo dos homens, 1/5
temores religiosos, 1/5
vaidade, 1/5
preconceitos, 1/5
hábito, 1/5.
Arthur Schopenhauer, filósofo alemão.
Thursday, February 23, 2006
Wednesday, February 22, 2006
Marte ataca
Assim como há um sem-número de séries que giram em torno da medicina forense, um observador mais atento (ou seja, aquele que passa a maior parte de seu tempo diante da TV) pode dizer com segurança que está acontecendo uma verdadeira invasão de séries com temática sobrenatural na TV americana.
Só para citar algumas: Psychic Detectives, Fantasmas, Contos de Vidas Passadas, Fator Desconhecido (que parecia ser séria), The 4400, Assombrações (que estréia dia 16, mas o nome e a chamada já dizem tudo), Psychic Witness, OVNI´s, Supernatural, Missing.
Será que o Bush tem algo a ver com isso?
Tuesday, February 21, 2006
O cientistas e a metafísica
- Mas isso é metafísica!
- Precisamente! A gente pode escolher: fazendo ciência de um modo produtivo, é possível apoiar-se na fé ou na razão. Nesse último caso precisaremos nos tornar metafísicos, porquanto a metafísica é definida como uma disciplina que não se baseia na observação, mas examina as coisas independemente daquilo que a obervação parece nos dizer. Numa palavra, a boa ciência tem necessidade de argumentos metafísicos para continuar a se desenvolver; hoje ela não seria o que é sem essa dimensão filosófica.
Paul Feyerabend. Fantasia platônica. In: Diálogos sobre o conhecimento.
Monday, February 20, 2006
Pode me roubar
Sunday, February 19, 2006
Qual é a lógica?
"Então como é que você explica isso ou aquilo?"
ou
"Quando acontece alguma coisa, você recorre a quê?"
Confesso que não entendo essa lógica. Qual é a relação entre necessidade, vontade, crença e existência objetiva?
O argumento implícito nas perguntas é o seguinte:
Quem não acredita em Deus não tem respostas para os enigmas da existência;
Ora, é preciso haver respostas.
Por conseguinte, é preciso crer em Deus.
Logo, Deus existe.
Ou ainda:
A crença em Deus nos ajuda em momentos difíceis
Ora, todos nós passamos por momentos difíceis na vida
Portanto, todos nós precisamos da ajuda de Deus
Logo, Deus existe.
Será que ninguém percebe como esse argumento é tolo? Esta lógica do eu quero, eu preciso, eu acredito, então acontece é própria da infância.
Isto não significa, claro, que eu tenha alguma coisa contra a existência de Deus (muito ao contrário) ou que ele não possa existir de fato. O que não faz sentido é a afirmação, ainda que implícita, de que Deus existe porque é preciso que exista.
Acrescente-se ainda que a desconfiança ou a ausência de crença não pressupõem, em nenhum grau, a obrigatoriedade de se oferecer resposta a todos os enigmas do universo. Eu posso duvidar e conviver com a ausência de respostas, não posso?
Ou não?
Saturday, February 18, 2006
Obediência cega
É em homenagem a este episódio que a corrida recebeu o nome de Maratona.
Friday, February 17, 2006
Efeito especial
Agora imagine esse garoto quebrando vidros à distância, aumentando o volume do aparelho de som sem se levantar do sofá... e transformando a casa numa fogueira.
É que esse adolescente emite o que chamam de "energia termocinética luminosa", incandescente, de 124 graus celsius, a 250k/h, com potencial para destruir tudo à sua volta.
É só imaginação, certo?
Certíssimo.
Só imaginação de psicólogos, mestres de acupuntura, familiares etc.
Como diz um amigo: andam vendo muito filme e desenho animado ruim.
Tenho de concordar.
Thursday, February 16, 2006
Quem matou Bob Crane?
O líder dos prisioneiros vigiados pelo sargento Schultz (um alemão que finge não ver nada) e pelo coronel Klink (o comandante do campo, que de fato não vê nada) é o coronel Hogan, interpretado pelo ator Bob Crane. Apesar de estar preso, Hogan consegue extrair informações do coronel Klink e repassar aos aliados. O modo como o faz é a principal atração do seriado.
Americano típico, bastante religioso, pai de família exemplar, do tipo que encontra tempo para levar os filhos à escola, bom marido, bom vizinho, figura simpática e equilibrada, Bob Crane só ocupou grande espaço na mídia em duas ocasiões: durante o período de exibição do seriado e quando foi encontrado morto em um quarto de hotel, em 1978, em circunstâncias até hoje não esclarecidas. Ele havia sido espancado severamente e estrangulado com um fio elétrico.
O amigo John Carpenter foi preso, acusado e posteriormente inocentado por falta de provas. Apesar disso, a polícia tem certeza de que ele é o autor do crime.
Agora que medicina forense está tão avançada, por que ainda não conseguiram entender o que aconteceu com Bob Crane?
Wednesday, February 15, 2006
Data da invenção da geladeira
-----------------------------------------------------------------------
Estou impressionada com o número de entradas neste blog nas últimas semanas com um mesmo objetivo: saber qual é a data da invenção da geladeira.
Sinceramente, não entendo.
Em todo caso, resolvi fazer uma pesquisa e informar a data. O link que pode ser acessado clicando no título informa que a geladeira foi inventada em 1876 por um certo Carl von Linde. Ao menos, a patente é dele.
No mesmo link há, digamos, um histórico da geladeira (que lamentavelmente ignora o Bacon).
E é só.
Mas, afinal, por que tanto interesse pela invenção da geladeira?
Monday, February 13, 2006
Strawson
Morreu nesta data, 13.02.2006, Peter Strawson, filósofo da linguagem, com 86 anos. Autor de Individuals, livro que trata da ontologia dos nomes próprios. Só para iniciados.
Vá pela sombra, Strawson.
Sunday, February 12, 2006
Clube da luluzinha
Olha aí o que você pode encontrar:
Caldeirão. Aquele, da poção mágica. O da Madame Min, lembra? Pois é. Se preferir um caldeirão com tampa, custará R$ 230,00. Mas, se quiser deixar a tampa na loja, o caldeirão sairá pela bagatela de R$ 190,00.
Defumadores, caso queira defumar tudo o que não fizer parte do jantar.
Chifres, caso já não tenha.
Penas, caso já não tenha, também.
Pentáculos. Não sei o que são, mas se você é bruxa, certamente sabe.
Camisetas, prá todo mundo saber que você é mesmo uma bruxa. É que hoje isso é motivo de admiração.
Well.
Está precisando de um espelho negro para potencializar tudo isso? Pois acabou de encontrar.
Que coisa maravilhosa.
Demorou, mas até as bruxas se renderam ao poder inexorável do mercado.
Saturday, February 11, 2006
Visão fantasmagórica de mundo
Eu até já imaginava, porque nem sempre consigo o que quero, o que significa que há um espírito desencarnado me atrapalhando, mas fiquei surpresa com a descrição do tal encosto: trata-se de um homem negro, não sei se velho ou novo, de cara amarrada, que grila quando falam dele e que não larga do meu pé de jeito nenhum.
Nunca viram nada parecido.
Isso é bom ou ruim?
E agora, o que faço?
Devo ter medo?
É preciso respeitar o encosto, o que quer que isso signifique?
Devo me acostumar com ele?
Pedir prá ir embora?
Arrumar outro encosto, um pastor ou um médium, pra tirar o primeiro?
Êta vida complicada!
Não me disseram o que fazer a respeito.
Friday, February 10, 2006
A Idade Média se recusa a partir
Esforça-se.
Diz a si mesmo, cem vezes, que Deus existe e é pai.
Reza três vezes ao dia, pedindo a Deus que o ajude a acreditar nele.
Faz tudo o que está a seu alcance
E nada; não tem jeito, a coisa toda continua parecendo balela.
Pois eu sei do que você precisa!
Preste atenção, que é sério: você precisa de uma certeza racional da existência de Deus.
Sim, a fé já morreu.
O jeito agora é tentar encontrar uma lógica que prove a impossibilidade do universo sem um criador, e pronto!
Lá vem ela, a faceira, célere e alegre fé, correndo atrás da certeza científica!
Ou o contrário, mas vamos deixar prá lá, né?
Mas onde encontrar a fé, isto é, a certeza científica da existência de Deus?
Faça o curso "Prova Científica da Existência de Deus". Clique no título.
Depois, sossegue.
Bem, não exatamente. O curso é para engenheiros.
Thursday, February 09, 2006
A-lá o Alá
Esse foi o preço pago pela torrada com a santa.
Mas vamos ao que interessa: eis que os árabes aprenderam a técnica.
Encontraram o ovo de Alá. Um ovo que, segundo dizem, tem o nome "Alá" escrito.
É a resposta divina às caricaturas, dizem.
Vale muito, dizem.
Simbólica e materialmente, eu digo.
Tuesday, February 07, 2006
A invenção da geladeira (2)
Então, a quem interessar possa: a geladeira foi inventada por Carl von Linde em 1876.
Para maiores informações, tente o site indicado pelo título.
Monday, February 06, 2006
Sunday, February 05, 2006
Feitos sob encomenda
Thursday, February 02, 2006
A invenção da geladeira (1)
Sinceramente, não entendo.
Seja como for, como há tanto interesse em torno desse assunto, resolvi fazer uma pesquisa e informar a data. O link que pode ser acessado clicando no título informa que a geladeira foi inventada em 1876 por um certo Carl von Linde. Ao menos, a patente é dele.
No mesmo link há, digamos, um histórico da geladeira (que lamentavelmente ignora o Bacon).
E é só.
Mas, afinal, por que tanto interesse pela invenção da geladeira?
Wednesday, February 01, 2006
Ano bom
A previsão é de um período mais tranquilo que os últimos doze meses, o Ano do Macaco.
Considerando que o Ano do Macaco foi o ano de Roberto Jefferson, José Dirceu e Lula, entre outros, acho que a gente pode confiar na previsão.
Tuesday, January 31, 2006
Besteirol (5): O burger dominante
Ira Shor, professor da City University, de Nova York.
...................................................
In: O Melhor do Besteirol - As 597 Asneiras Jamais Ditas
Monday, January 30, 2006
Besteirol (4): Arte mimética
- Agora, cavalgue em todas as direções. (dirigindo Gary Cooper).
- Vocês não poderiam se aproximar um pouco mais para lá?
- Movam-se todos para aqui e para ali... em desordem.
- Separem-se juntos e em grupos. E não se juntem muito em grupos pequenos.
- É chata do começo ao fim, mas muito divertida. (comentando uma comédia).
- Cale a boca! Você está sempre me interrompendo no meio de meus erros!
- Não fale comigo enquanto estou interrompendo.
- Quando eu quiser sua opinião, eu lhe dou a minha.
- Se lhe contasse a verdade, eu seria um hipócrita.
....................................................
In: O Melhor do Besteirol - As 597 Asneiras Jamais Ditas
Sunday, January 29, 2006
Besteirol (3): Mãos à obra
Construção de uma cadeia:
1. Considerando etc., etc., este conselho resolve: que uma nova cadeia seja construída.
2. Que a nova cadeia seja construída com os materiais da velha cadeia.
3. Que a velha cadeia seja usada até que a nova esteja pronta.
Resolução da Junta de Conselheiros do estado do Mississipi, em meados de 1800.
....................................................
In: O Melhor do Besteirol - As 597 Asneiras Jamais Ditas
Saturday, January 28, 2006
Besteirol (2): Concorrência difícil
- Respondo na afirmativa com um enfático “não”.
- Se ja mais chegar a uma milha de nossa casa, poderia fazer a fineza de parar aí para passar a noite?
- Milhares deles eram carentes até das coisas que possuíam.
- A taça de nossos problemas está transbordando, mas, infelizmente, ainda não está cheia.
- Felizmente os rebeldes não tinham armas de fogo, exceto pistolas e lanças.
- Um homem não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, a menos que seja uma ave.
- Eu lhe disse para fazer um mais comprido que o outro e, em vez disso, você fez um mais curto que o outro – o contrário.
- Metade das mentiras que nossos adversários dizem sobre nós não é verdade.
As melhores de Ronald Reagan:
- Não acredito que uma árvore seja uma árvore e, se viu uma, viu todas.
- Quem viu uma sequóia, viu todas elas.
- Agora estamos tentando fazer com que o desemprego aumente, e acho que vamos ter êxito.
- Seres humanos não são animais e não quero ver sexo e diferenças sexuais tratados tão causal e amoralmente como cães e outros animais os tratam.
- Os Estados Unidos têm muito a oferecer à terceira guerra mundial.
- Por que subsidiaríamos a curiosidade intelectual?
- Sou filosoficamente contra qualquer aumento de tarifas, mas isso não significa que não vou apoiá-las. Joseph Alexander, prefeito da Virgínia).
- Não há manual que ensine a boa capacidade de julgamento. Eu posso cometer um ou dois erros, mas só depois de pensar maduramente sobre eles. (Marion Barry, prefeito de Washington).
- O morto tinha um problema de fala. (Prefeito de uma província de Portugal, apresentando características identificadoras quando da busca do corpo de um homem que se afogara).
- As ruas são seguras na cidade da Filadélfia. As pessoas é que as tornam inseguras. (Frank Rizzo, prefeito da Filadélfia).
- Tirando os assassinatos, Washington tem uma das taxas de criminalidade mais baixas do país. (Marion Barry, prefeito de Washington).
- Por que judeus e árabes não podem se reunir e discutir a questão como bons cristãos? (Arthur Balfour, estadista britânico).
- Esse patife ordinário devia ser escoiceado até à morte por um asno – e eu sou o indicado para fazer isso. (John Parker, senador por Massachussets, referindo-se a certo candidato ao Congresso).
- Este é o pior desastre que aconteceu na Califórnia desde que fui eleito. (Pat Brown, governador da Califórnia, comentando uma inundação local).
- Recebemos ontem de manhã vultosa soma de uma fonte desconhecida, cuja imensa generosidade é conhecida de todos nós. (Leon Daudet, líder francês).
- Quando um grande número de pessoas não consegue encontrar trabalho, o resultado é o desemprego. (Calvin Coolidge, presidente americano).
- Este é um grande dia para a França! (Nixon, no enterro de De Gaulle).
- Senhoras e senhores, se essa medida de coerção for aprovada, nenhum homem na Irlanda poderá falar sobre política, a menos que seja surdo e mudo. (Lord Russell, membro do parlamento inglês).
- Mantenho todas as minhas declarações errôneas. (Dan Quayle, candidato a vice-presidente dos Estados Unidos).
- Se digo uma mentira, é porque penso que estou dizendo a verdade. (Phil Gaglardi, ministro canadense).
- Se deixarem que esse tipo de coisa continue acontecendo, o pão e a manteiga dos senhores serão puxados debaixo de seus pés. (Ernest Bevin, ministro britânico).
...........
In: O Melhor do Besteirol - As 597 Asneiras Jamais Ditas
Friday, January 27, 2006
Besteirol (1) : O campeão de Hollywood
- Em qualquer dia, prefiro um idiota sabido a um gênio burro.
- Por que chamá-lo de Joe? Todo Tom, Dick e Harry é chamado de Joe.
- Li parte do texto até o fim.
- Um contrato verbal não vale o papel em que está escrito.
- Quando perguntado pela secretária se poderia destruir alguns velhos arquivos: pode, mas antes tire uma cópia.
- Cavalheiros, incluam-me fora disso.
- Nossas comédias não devem ser objeto de riso.
- Você está em parte cem por cento certo.
- Frances tem as mãos mais belas do mundo. Qualquer dia destes mandarei fazer um busto delas.
- Tive uma idéia extraordinária esta manhã, mas não gostei dela.
- Só uso sapatos novos depois de amaciá-los durante cinco anos.
- O homem que consulta um psiquiatra devia mandar examinar a cabeça.
- Eu fui até onde a mão do homem nunca pôs o pé.
- O sexo sobreviverá a todos nós.
- Um hospital não é lugar para se estar doente.
- Se eu caísse morto agora, seria o homem vivo mais feliz.
- Quando alguém disser algo interessante, aplauda. Você fará duas pessoas felizes.
- Vamos criar alguns novos clichés.
- Eu admito que nem sempre tenho razão, mas nunca me engano.
- Eu só posso dar a você um talvez definitivo.
- Ao filho, quando casou: "Graças a Deus. A vida de solteiro não é para homem solteiro".
- Mas esse é nosso ponto fraco mais forte!
- Eu só posso dizer isso em duas palavras: im -- possível.
- O preço era excessivo, mas valia cada centavo.
- Eu acho que eles deveriam escrever uma autobiografia só depois de mortos.
- Atualize esse diálogo para algo do século dezenove.
- Cavalheiros, ouçam-me lentamente.
..........
Veja também: O Melhor do Besteirol - As 597 Asneiras Jamais Ditas
Thursday, January 26, 2006
Enterro no estômago
"Os Massagetas esquartejam seus pais e os comem, e acham que o ato de enterrá-los em seus filhos é a forma mais bela de homenageá-los".
Puxa. Não sei que povo é esse, mas o mesmo costume é também narrado por Heródoto em sua História. Tratava-se de um ritual fúnebre: o morto devia ser servido no jantar. Family only.
Eu não quero ser desagradável, mas preciso perguntar sobre os aspectos práticos da coisa toda. Alguém tem de pensar nisso.
E se não houvesse filhos?
Se o morto fosse criança, que faziam com ele?
O que faziam com os ossos? Enterravam no estômago dos animais?
Quantas panelas seriam necessárias para cozinhar um homem de 1,70m, mais ou menos?
Aliás, os mortos eram cozidos?
E se houvesse só duas pessoas na família? Teriam carne prá semana inteira, mas e aí, o que faziam? Salgavam o morto?
Aliás, será que serviam o morto temperado?
E se o morto já estivesse, digamos, em decomposição?
E se estivesse meio passado, por exemplo, com 90 anos?
E se fosse só pele e osso?
E se estivesse doente?
E se?
Wednesday, January 25, 2006
No Orkuts for me
É verdade que a mensagem de erro agora está em português, mas é verdade também que continuo sem donuts.
Sim, com um pouquinho de paciência é possível que lá pela décima tentativa eu consiga alguma coisa. Mas não sou tão paciente assim.
Em todo caso, o site é sempre tão movimentado, até onde posso perceber, que desconfio ser a única a não ganhar donuts.
Tuesday, January 24, 2006
A bolha protetora da EcoSport
Sim, atropelou.
Em seguida o motorista, que estava sozinho, desceu do carro, bateu no ciclista (sim, aquele que tinha sido atropelado há um minuto), perguntando onde estava o toca-fitas do carro e, como o rapaz dizia não saber de nada, o dono da EcoSport obrigou o ciclista a entrar no carro e arrancou, levando-o junto.
Pelo que entendi, porque foi tudo muito rápido, o motorista esperava que o rapaz atropelado (cambaleante, por sinal) o levasse até a porcariazinha de um toca-fitas que teria acabado de roubar.
Avisamos a polícia.
Quando chegou, a primeira coisa que o policial disse, depois de escutar a história e ver a bicicleta torta, é que o dono do carro devia ter feito o serviço direito (leia-se: devia ter matado o ciclista). E acrescentou que, se tivessem sorte, esse bandido iria aparecer morto na manhã seguinte. Menos um, disse. Menos um, concordaram os outros policiais.
Tive a nítida impressão de que o mundo deveria fazer eco com os policiais: ah, sim; menos um. Pois é, um bandido a menos nas ruas.
Acrescente-se um "aleluia"?
Tentei argumentar que ninguém pode agir contra a lei, como havia feito o dono do carro. O policial me respondeu que a lei em vigor é velha demais; não funciona. Melhor matar mesmo.
Cá entre nós, a falange vermelha (acho que o nome era esse) não dizia exatamente isso? Se todo mundo agir do mesmo modo, os policiais não terão de caçar ladrão de galinha, mas isso é tudo?
Mas o bandido era mesmo bandido? Muito provavelmente. Afinal, estava de bicicleta.
A história toda, como disse, aponta para uma circunstância bem simples: o ciclista roubou, junto com outra pessoa, o toca-fitas da EcoSport. O dono viu e saiu em perseguição dos dois. Um dos supostos ladrões veio parar em minha rua, fugindo da perseguição, mas não estava com o toca-fitas. Então o dono do carro o obrigou a acompanhá-lo mesmo ferido (ainda que não gravemente) em perseguição ao companheiro, para resgatar o objeto roubado.
Certo. Acho que entendi.
A grande ironia é que chamamos a polícia para que ajudasse de algum modo o ciclista.
Monday, January 23, 2006
Egoísmo esclarecido
Bertrand Russell, Ensaios Céticos.
Sunday, January 22, 2006
Mitologias (8): Hécate é passado
O ritual consistia basicamente em deixar alimentos nas entradas e nos portões da cidade para alimentar os viajantes. Além, é claro, de música e dança.
Fiquei curiosa a respeito da deusa Hécate, uma divindade menor.
Ela é a deusa da escuridão.
Hmmm. Gostei.
Três cabeças, roupas negras, habitante das profundezas do Hades.
Fascinante.
É a deusa protetora dos cães. Sempre acompanhada de três cachorros.
Nossa. Vou me converter ao paganismo hoje mesmo.
Mas então descobri que, como ela é a deusa dos cães, as hecatéias incluíam o sacrifício de um cachorro à deusa.
Não entendi porque é preciso sacrificar um cachorro por mês à deusa protetora dos cães para que ela continue protegendo os cães.
Horrível.
Minha carreira de convertida ao paganismo chegou ao fim antes mesmo de começar.
Saturday, January 21, 2006
Mitologias (7): ...e Zeus criou a mulher
Zeus criou os homens, feitos do mais puro barro do Olimpo (ou da terra mesmo, tanto faz), mas não deu muito certo, não. Eles eram mesmo arrogantes e desprezavam seus criadores.
Lá pelas tantas, e quatro gerações de hominídios depois, Prometeu, tio e conselheiro de Zeus, roubou o fogo dos deuses e deu aos homens.
Não havia nada que Zeus pudesse fazer: os homens aprenderam rapidamente a usar o fogo, ficaram independentes e acharam novamente que não precisavam de zeuses.
O que fazer? pensou Zeus.
O que fazer?, repetiram os deuses.
Era preciso que os homens tivessem um problema, um grande problema, do qual nunca se livrassem... e alguém teve a brilhante idéia: inventa a mulher, ué.
Genial!
Zeus criou uma mulher perfeita, mas garantiu que tivesse um defeito: ela era muito curiosa. O rei dos deuses entregou a Pandora (a mulher) uma caixa, que ela deveria guardar e jamais abrir.
Pandora resistiu por três dias e três noites.
Ao final, abriu a caixa e todos os deuses que tinham sido aprisionados por Zeus ali dentro saíram apressados: a dor, a doença, a fome, a miséria, a angústia, a inveja, o ódio, a traição, a desonestidade, a morte, a infelicidade, a tristeza, o fracasso etc etc.
Só uma deusa ficou na caixa e recusou-se a sair: Elpís, a esperança.
Friday, January 20, 2006
Mitologias (6): Alma gêmea
Para aliviar um pouco o tédio, Zeus achou que devia criar uma espécie animal um pouco mais evoluída: os seres humanos.
No início não havia homens e mulheres; apenas seres humanos gigantes, feitos do mais puro barro, que começaram a se sentir muito superiores aos demais animais e caíram no erro fatal de julgar que não havia deuses: eles eram deuses, porque reinavam absolutos na terra.
Zeus ficou contrariadíssimo. Ninguém pode ser deus se não é adorado, né?
Então Zeus ordenou a Apolo que recolhesse todas as criaturas arrogantes e as deitasse sobre uma superfície lisa. Em seguida, Apolo cortou um a um, pela metade. A primeira metade, moldou como homem. A segunda, como mulher.
Então Apolo devolveu todos à terra, tomando cuidado para que as metades jamais voltassem a se encontrar. Assim, os humanos seriam sempre seres insatisfeitos, procurando a metade perdida. Se a encontrassem, tornar-se-iam um só novamente, seriam arrogantes outra vez e negariam os deuses.
Melhor deixá-los incompletos, procurando a alma gêmea.
Wednesday, January 18, 2006
Mitologias (5): Fôlego divino
Com Mnemósine - as 9 musas:
Clio – História
Talia – Teatro (Comédia)
Calíope – Eloqüência
Melpômene - Teatro (tragédia)
Euterpe - música
Plohymnia - Poesia lírica
Erato - poesia de Amor
Urânia - Astronomia
Terpsícore - Dança
Com Deméter:
Perséfone
Com Hera:
Hefestos
Ares
Ilítia
Hebe
Com Têmis:
Astréia
Horas
Moiras
Com Alcmena:
Héracles
Com Eurinome: as 3 Graças
Aglaia
Eufrosina
Talia
Com Leto:
Apolo
Ártemis
Com Métis:
Atena
Com Sêmele: Dioniso
Com Dânae:
Perseu
Com Maia:
Hermes
Com Electra:
Dárdano
Iásião
Com Egina:
Éaco
Com Antíope:
Anfião
Zeto
Com Taígete:
Lacedêmon
Com Plouto:
Tântalo
Com Io:
Épafo
Com Calisto:
Arcas
Com Carme:
Britomártis
Com Europa:
Minos
Radamanto
Sarpedão
Com Níobe:
Argo
Pelasgo
Com Leda:
Helena
Pólux
Cástor
45 ao todo, mas a lista não é definitiva. Pode aumentar. Afinal, Zeus não está morto.
Tuesday, January 17, 2006
Ué...
Gaston Bachelard, filósofo e cientista francês.
Monday, January 16, 2006
Estudante profissional
Gaston Bachelard
Sunday, January 15, 2006
A maldição da corrente
Um papel, algumas linhas escritas, e eis o sagrado.
Na era da internet, com a facilidade de envio e o custo zero, as correntes se multiplicaram. O discurso, no entanto, é o mesmo, apelando primeiro para a curiosidade do leitor; depois para o seu interesse, acenando com alguma vantagem; depois para o medo, prometendo algum prejuízo e, por fim, o que interessa a quem criou a corrente: o pedido para que seja reenviado.
Pronto! Só isso, e recebo pelo menos uma dessas bobagens por semana. Fico me perguntando se quem me envia acredita no que leu (no caso de ter lido, claro).
Suponho que o fato de ter recebido a corrente atesta que ela tem, no mínimo, o poder de se multiplicar. E de se manter no domínio do sagrado, alimentada pela lógica do "por via das dúvidas", mas isto significa ter medo do que um pedaço de papel pode fazer. Ou melhor, um e-mail.
No fundo, ninguém espera que a corrente traga felicidade, mas todo mundo que a reenvia de boa fé acredita secretamente que ela possa trazer infelicidade.
A boa notícia é que, hoje, quebrar a corrente só exige dois toques do mouse. Três, para confirmar.
Saturday, January 14, 2006
Alguém me ama
Toda semana recebo cartões que não abro, fotos que não vejo, mensagens que não leio. Mas nem precisa; o título já diz tudo: mal redigido, com erros de português e o invariável alguém que ama você-bolinha de gude-caixinha de fósforo.
Agora começou a circular outro spam da mesma natureza: alguém do meu passado quer rever antigos amigos. Para que eu saiba de quem se trata, já que não me lembro do nome (o que é natural), devo clicar no link e ver as fotos. Pronto, não é necessário mais nada para ter um programinha instalado em meu computador.
Será possível que alguém ainda caia nesse tipo de coisa? Há alguém, em sã consciência, que abre arquivos indicados por mensagens obviamente falsas?
Sim, né. Caso contrário, estes e-mails não seriam enviados. E, de qualquer modo, basta abrir o e-mail para que o programa já seja instalado. O melhor mesmo é enviar todo mundo que te ama muito direto prá lixeira, sem pensar duas vezes. Garanto que não vai se arrepender.
Friday, January 13, 2006
Cadê eu, cadê eu?
"A razão do temor à morte é a repugnância do indivíduo em tornar-se transparente a si mesmo".
Soren A. Kierkegaard. Equilíbrio entre os estágios ético e estético no desenvolvimento da personalidade. In: Ou, ou.
Thursday, January 12, 2006
O verdadeiro nefelibata
Será um pássaro?
Um avião?
Um helicóptero?
Um urubu?
Talvez o super-homem?
O duende verde?
Zeus?
Urano?
Quem sabe o Faetonte?
A coruja de Minerva?
Não.
É apenas um ET, dizem.
Mas o que há com certeza é uma nuvem na cabeça.
Wednesday, January 11, 2006
Nefelibata (4): nativo de Stratus
Embora sua característica mais marcante seja mesmo o apreço pelo sofrimento, os nativos de Stratus tendem a reduzir tudo a preto e branco. A disposição lacônica e reservada de um Stratus não nos permite ir além de uma análise superficial de seu temperamento e caráter.
Previsões para 2006: Alegre-se, Stratus. Os céus lhe prometem uma boa dose de nevoeiros e chuviscos para o ano. Em maio, Mercúrio estará em oposição a Marte, o que lhe garantirá o sofrimento inútil a que tem direito, mas o inferno astral só virá mesmo a partir de agosto, quando o Sol se alinhará em conjunção com Vênus. Exercite a paciência, Stratus, e todos os seus desejos serão realizados.
Cor: grafite
Vinho: tinto
Pedra: pomes
Tuesday, January 10, 2006
Educação moral e cívica
O mestre: Não se deve fazer isso.
A criança: E por que não se deve fazer isso?
O mestre: Porque é ruim.
A criança: Ruim! O que é ruim?
O mestre: O que lhe proíbem.
A criança: Que mal existe em fazer o que me proíbem?
O mestre: Punem você por ter desobedecido.
A criança: Eu faço as coisas de um jeito que ninguém fica sabendo.
O mestre: Vão espioná-lo.
A criança: Eu me esconderei.
O mestre: Vão fazer-lhe perguntas.
A criança: Eu mentirei.
O mestre: Não se deve mentir.
A criança: Por que não se deve mentir?
O mestre: Por que é ruim, etc.
Monday, January 09, 2006
Serviço de inutilidade pública
"De cantar no chuveiro a dançar no carro, todos nós somos algum tipo de ídolo americano. Descubra qual é o seu."
Muito bem. Agora só me resta fazer o teste. Em inglês, claro.
E la nave va.
Sunday, January 08, 2006
Índex
Livros proibidos:
- Eram os deuses astronautas?, de Erich Von Daniken: primeiro na lista dos proibidos, mas nem precisava. É inocuo.
- Doutor Jivago: sim, por incrível que pareça, fui proibida de lê-lo. A censura doméstica o considerava imoral. Li, claro, mas só lembro de ter chorado muito. Mais nada.
- O egípcio, de Mika Waltari: este, sim, fez diferença. Ainda tenho uma viva lembrança do momento em que o egípcio encontrou o deus morto.
- O Capital, de Karl Marx: esse nem era necessário proibir, porque eu não o leria de qualquer modo. Nunca me interessou o bastante.
- Madame Bovary, O amante de Lady Chatterly, Anna Karenina, Moll Flanders, Bola de Sebo, Manon Lescaut: tudo muito imoral, segundo me disseram. Li, né.
- ...E a Bíblia tinha razão, de Werner Keller: cometia o pecado de tentar explicar os milagres da Bíblia à luz da ciência. Li, reli e mantenho em conserva.
Livros recomendados, que não precisaria ter lido:
- Pollyanna e Pollyanna moça, de Eleanor H. Porter - A praga do "jogo do contente" atormentou minha infância e adolescência. Eu achava que, se tentasse olhar o lado bom das situações adversas, tudo estaria bem.
- O pequeno príncipe. Li a biografia de Saint Exupèry constante do livro "De Proust a Camus", de André Maurois, e desenvolvi uma certa antipatia pelo homem. Só li "O pequeno príncipe" porque estava ficando chato não conhecer. Até os amigos me recomendavam. Mas não tenho talento para a doçura e já estava contaminada pela biografia do autor. Não consegui nem achar lindo.
- Coração de Vidro, de José Mauro de Vasconcelos: esse livro me deixou muito triste. Não é de se admirar que o autor acabasse se matando. Sensível demais. Doído demais.
Livros que ninguém me viu ler:
- Giovanni, de James Baldwin: para quem também lia Bárbara Cartland, este livro foi absolutamente chocante. Até então, nunca me passara pela cabeça que o amor entre dois homens pudesse ser romântico.
- Temor e Tremor, de Kierkegaard: o único livro que tive de fechar. Só retomei a leitura anos depois. Senti o edifício balançar seriamente, e eu nem tinha entendido direito.
Saturday, January 07, 2006
Atlântida, eugenia e nazismo: tudo a ver
Atlântida pode ser relacionada facilmente com as cinco raças de Hesíodo: houve no passado uma raça superior à nossa, mais próxima da divindade.
É aí que entra o nazismo: a espécie humana já foi superior ao que é hoje, já foi uma "raça" intelectual, moral e esteticamente superior. Onde? Em Atlântida, claro!
Não é invenção minha. Himmler, um dos generais de Hitler, achava que os arianos vieram da cidade perdida e se empenhou árduamente na tarefa maluca de descobrir, entre os alemães, algum descendente dos antigos habitantes de Atlântida.
Hitler não foi o único maluco do III Reich.
Lamentavelmente esse mito, por mais inocente que pareça, já deu ensejo a um romantismo tosco, excludente, às vezes brutal, que começa invariavelmente com uma única premissa: a recusa da condição humana.
Aliás, todo romantismo começa com a recusa da condição humana.
Friday, January 06, 2006
Nefelibata (3): nativo de Cumulonimbus
Conselho: Nem tudo está perdido, Cumulonimbus. Em 2006, tente exercer maior controle sobre seu temperamento.
Animal: touro
Pedra: ardósia
Thursday, January 05, 2006
Mulher de preto
Uma mulher idosa, que vivia sozinha em uma casa isolada, morre. O advogado envia um assistente para cuidar do velório e fazer um levantamento do patrimônio. Mas nada acontece como previsto.
Embora esteja repleto de todos os clichês do gênero, é um bom filme, que tem o mérito de dispensar o final feliz. A atmosfera é opressiva; o medo que o jovem advogado sente chega a ser palpável.
Apenas entretenimento, mas bom entretenimento.
Wednesday, January 04, 2006
Aula de charlatanismo do Dr. Faniken
Um dia, consegui o livro emprestado e o devorei em poucas horas, achando que ia encontrar grandes mistérios da humanidade revelados. Ledo engano. Tudo não passava de um amontoado de abobrinhas, mediocridade, charlatanismo e sensacionalismo. É que eu já não acreditava em Papai Noel (embora o Elvis ainda fosse importante para mim).
Os amigos achavam tudo possível. Eu achava que tinha perdido tempo.
Na semana passada esbarrei, por acaso, em um documentário sobre o livro, em DVD. Confesso que pensei em comprar, recuperei o bom senso em seguida e já o perdi outra vez. Vou mesmo comprar o DVD (só o DVD). Eram os deuses astronautas? não instrui, mas diverte.
A teoria mais estapafúrdia do Dr. Fon Faniken, de que me lembro (e também a mais evidentemente falsa), é a que envolve os habitantes de Atlântida: a cidade teria existido e abrigado a civilização mais avançada que já passou sobre a Terra. O segredo de tanto sucesso? A cópula!
Explico: os habitantes de Atlântida teriam sido abduzidos (y otras cositas más) por astronautas vindos do espaço. Enquanto engravidavam as terráqueas, eles ensinaram aos homens tudo o que sabiam.
Só não ensinaram os humanos a preservar a sua descendência (dos E.T.'s), já que Atlântida desapareceu. Mas sabe-se lá. De repente até ensinaram e eu é que não fiquei sabendo.
Quanto a mim, aprendi muita coisa com Erich Von Daniken, mas não sobre extraterrestres. Basicamente, aprendi algo sobre best sellers.
Tuesday, January 03, 2006
Tenha fé
A umbanda foi um dos assuntos tratados: mulheres enlouquecidas ensaiando uma dança da chuva, caindo no chão e tentando engrossar a voz. Nada disso me interessa particularmente. O que me chamou a atenção foi o argumento, de uma das mulheres filmadas, de que ela recebeu um espírito porque não poderia provocar o efeito do transe em si mesma, porque não tem lembrança do fato e porque estava inconsciente.
Supondo a semi-inconsciência e a falta de memória, o que isso prova?
Que não acreditamos no homem.
O argumento é o seguinte: o ser humano não é capaz de gerar esses fenômenos sem ajuda externa. Logo, a causa não é humana.
Mas tenha fé.
Tenha muita fé.
Monday, January 02, 2006
Fantasma residual
Quer saber se está diante de um fantasma, ou de resíduos de fantasmas?
Fácil, fácil.
Observe se a aparição faz sempre as mesmas coisas. Fantasma tem personalidade, tem vontade, se entedia, quer variedade. Portanto, se o seu fantasma emite sempre os mesmos sons, à mesma hora, muito provavelmente ele já foi embora. Só ficaram os resíduos.
Tente se comunicar com o espírito. Se ele não responder, pode ter certeza: ele não está lá.
É só resíduo. Algo como a presença das estrelas no céu, compreende? O que vemos é o passado do céu. Assombrações repetitivas são apenas resíduos do passado.
Simples assim.
........................................................................
O assunto é sério. Clique no título.
Sunday, January 01, 2006
Nefelibata (2): nativo de Cirrus
Conselho: em 2006, tente olhar além das aparências, Cirrus. A verdade gosta de se esconder.
Pedra: ametista
Cor: verde
Vento: Zéfiro
Saturday, December 31, 2005
Serviço de utilidade pública
Poderia, mas vou continuar falando de bebida mesmo.
Algumas verdades sobre o álcool:
1. O champagne embebeda mais que o vinho, por causa das borbulhas. Elas enviam o álcool direto para o cérebro;
2. O álcool não é estimulante;
3. Você não vai ficar mais bêbado se misturar bebidas diferentes, mas certamente terá uma boa ressaca;
4. Álcool não eleva a temperatura do corpo;
5. É verdade: após alguns drinks, Tiririca vira Gianechini e Dercy Gonçalves vira Ana Paula Arósio;
6. Beber água junto com o álcool realmente evita a ressaca;
7. Vinho barato garante ressaca mais cara;
8. A barriga de cerveja não tem nada a ver com a cerveja.
Confira essas informações no site indicado no título, link "Quiz".
Friday, December 30, 2005
O álcool foi descoberto ou inventado?
Acredita-se que o álcool surgiu da fermentação da água da chuva em frutas. Alguém teria esbarrado inadvertidamente em uma fruta meio madura, meio podre, caída da árvore, que havia sobrevivido a pelo menos uma chuva, e resolveu experimentar.
Bem, é o que se conta. Acredite se quiser.
O site também informa que os Babilônios já tinham, em 4300 a.C., uma bebida similar à cerveja. Na Grécia, o vinho fazia parte da refeição diária e, na Idade Média, bebia-se vinho como substituto da água, que frequentemente era contaminada.
Thursday, December 29, 2005
Bebendo muito?
Pois então clique no título.
Observe o teste.
Há uma pergunta no mínimo curiosa: Em qual destes países é mais provável encontrarmos mulheres abstêmias? a: Irlanda - b: Inglaterra - c: País de Gales.
O que isso tem a ver com o mistério a ser desvendado pelo teste "Estou bebendo demais?"?
Na verdade, o teste é sobre, digamos, "conhecimentos gerais" que envolvem o ato de beber... mas nem tanto. Você precisará ter algum conhecimento sobre Bridget Jones (o filme ou o diário, tanto faz) para acertar a resposta.
Pura perda de tempo. Coisa prá se fazer em fim de ano mesmo.
Tuesday, December 27, 2005
Thanks, but no thanks
Especialmente o "ho-ho-ho".
Enfim.
A primeira providência que o tal Noel devia tomar é emagrecer. Urgentemente.
É bom perder também os pneuzinhos.
Sugiro também mudar as músicas, que ninguém aguenta mais o "jingle bells-noite feliz-so this is Xmas".
Mas como nada é perfeito, ainda não está bom não. O tal Noel pode até ficar legal se pintar o cabelo, fizer a barba, raspar o bigode, fizer umas três lipo, malhar um pouquinho, tomar banho (isso é muuuuito importante), cortar o cabelo de vez em quando, retirar 3/4 do estômago (pode aconselhar-se com o Roberto Jefferson, que já foi Papai Noel), fizer uma plástica no nariz, não usar vermelho (nem cor-de-rosa, please!), não aparecer só uma vez por ano, não vir sempre às escondidas, emagrecer uns trinta quilinhos, ser mais alto, não usar pompom na touca (jamais!), não viver sempre de pijama, aparecer com mais frequência, demorar um pouquinho mais, ser menos discreto e mais seletivo, menos papai e mais Noel.
Aí pode até ser um Natal com Noel.
Monday, December 26, 2005
Papai Noel
Não é lindo?
Então.
Encontrei isso aí:
Santa Claus (Estados Unidos)
Santa (Itália)
Deda Mráz (República Tcheca)
Pai Natal (Portugal)
Moş Crăciun (Romênia)
Weihnachtsmann (Alemanha)
Daidí na Nollag (Irlanda)
Le Père Noël (França e Canadá)
Papa Noel (Espanha, México e África do Sul)
Família:
A esposa, Mrs. Claus, que jamais põe os pezinhos no hemisfério sul e um priminho russo, o tal Ded Moroz.
Não é mesmo uma gracinha?
Sunday, December 25, 2005
Então é natal?
Não é a época que acho chata, pelo contrário; chata é essa obrigação de dizer "Feliz Natal", "Boas Festas", "Felicidades", "Feliz ano novo", "Que todos os sonhos se realizem", "Feliz 2006", caixinha de fósforo, bolinha de gude, elefante cor-de-rosa e coisas do gênero.
Va lá: eu desejo tudo isso ao mundo inteiro, inclusive as bolinhas de gude, mas tenho uma preguiça danada de dizer. A gente tem de ficar repetindo esse mantra o dia inteiro, por três semanas, mais ou menos, prá todo mundo que vê: o funcionário da loja, o gerente do banco, o lixeiro, o taxista, a família, os amigos, os colegas de trabalho etc e tal. É gente demais no mundo. Será que ninguém pensa nisso?
Bem, eu penso.
Supondo uma cidade com um milhão de habitantes. Em três semanas circulando por aí, vamos supor que eu passe por, digamos, 50 mil pessoas diferentes (exagero? É só imaginar um shopping em véspera de natal). Destas, com apenas 20%, no máximo, eu mantenho algum contato circunstancial. Destas ainda, com 5% eu tenho um contato mais próximo, ainda que ocasional e, do número restante, apenas 1% eu posso dizer que conheço. Se eu somar a esse número os contatos via internet, posso chegar ao seguinte: tirando dos 50 mil iniciais os 2o% que existiram de algum modo para mim e com os quais cheguei a falar (ainda que fosse apenas "bom dia" e "feliz natal"), tenho 10 mil. A estes, somam-se os contatos da internet; digamos, umas 50 pessoas. Então eu tenho de dizer "feliz natal" 10.050 vezes. Multiplicando o número por 2, já que também tenho de dizer "Feliz ano novo", a soma chega ao absurdo de 20.100 vezes!
Credo. Não quero isso prá mim, não. Se eu dividir este resultado pelo número de segundos do dia, vou descobrir que parte do meu tempo e energia está sendo investido em dizer frases repetitivas, vazias, sem significado, puramente por obrigação social e para não parecer, digamos, esquisita.
Então, prá resolver o assunto de vez e não ter de desejar Feliz Natal a mais ninguém, repasso:
"Boas Festas...
B... ...estas!"
Ops! Engasguei.
É o vinho.
Saturday, December 24, 2005
Radiografia de lula
O projeto é ambiciosíssimo e está apenas nos seus primórdios: recolher as migalhas dos discursos lulistas, tão brilhantemente repetidos por esse país afora. Mas, apesar das dificuldades, propomo-nos a registrar humildemente neste humildíssimo brogue os discursos de nosso grande metalúgico, o maior da história depois de Lech Walesa:
ou seja,
neste país
sabe
nesse país
ou seja
em nosso país
sabe
para que a gente possa
ou seja,
para poder
sabe
para poder
ou seja
fazer com que
sabe
para poder fazer com que a gente possa
ou seja
que a gente possa
sabe
no sentido de fazer com que a gente possa
ou seja
nesse país.
Friday, December 23, 2005
Os filósofos e os porcos (3): Heráclito
Thursday, December 22, 2005
Os filósofos e os porcos (2): Sócrates
É. Pois é.
Wednesday, December 21, 2005
O gene da dislexia
Sim, os cientistas identificaram um gene que passa de geração a geração em família com uma estatística bem alta de pessoas com dificuldade de leitura.
Suspeita-se que o gene DCDC2, cuja função ainda não foi demarcada com certeza, seria o responsável pelas conexões que permitem a leitura normal. O que se sabe até agora é que em pessoas disléxicas há partes deste gene que estão faltando.
Tuesday, December 20, 2005
Monday, December 19, 2005
Ô vontade!
Imagine. Não dá tempo. E, depois, divórcio sai caro. Ou ele considera "casar" namorar uma semana?
Sunday, December 18, 2005
Cruzadas (7): Tá bom, já entendi
Informado de que os hashashin, xiitas liderados pelo Velho da Montanha, lutavam contra Saladino, Ricardo enviou seu irmão Henri de Champagne ao castelo onde o Velho da Montanha vivia, para negociar alguma espécie de acordo que destruiria Saladino e beneficiaria a ambos.
Sinan, o Velho da Montanha, achou que devia mostrar aos cruzados que seus homens lhe devotavam total fidelidade e obediência. Para tanto, ordenou que se atirassem da torre, um a um.
No terceiro homem, Henri de Champagne conseguiu convencer Sinan de que havia entendido o recado. Imagine. O doido ia matar o exército inteiro -- seu próprio exército -- só prá mostrar que com ele não se brinca.
Entendi não. Desconfio que Henri também não entendeu. Imagino que ele tenha retornado e dito ao irmão, Ricardo: "Vá por mim: é melhor negociar com Saladino".
Em todo caso a história, a acreditar nos cronistas árabes da época e nos relatos dos cruzados, é verdadeira, por mais absurda que pareça.
Saturday, December 17, 2005
Mitologias (4): O jantar está servido
Tântalo, como já disse, serviu o filho Pélops aos deuses. O neto de Tântalo chamava-se Atreu, e seria o pai de Agamemnon e Menelau, reis vitoriosos na guerra contra Tróia, mas isso não importa.
O que interessa é que Atreu e seu irmão Tiestes, incitados pela mãe, mataram um tal Crisipo, filho bastardo de Pélops. Foram obrigados a fugir. No exílio, caíram nas boas graças do rei de Tirinto que, ao morrer, foi sucedido por Atreu. Logo depois morreu Pélops e Atreu também se tornou rei de Micenas.
Tiestes ficou um tanto indignado. Afinal, ele também tinha direitos. Para se vingar, seduziu a mulher de Atreu e tentou roubar-lhe o trono. Fracassou, mas o ódio entre os irmãos já era um fato.
Pouco tempo depois Tiestes pediu perdão a Atreu, que o convidou para um jantar... em que Tiestes descobriu que seus filhos é que estavam sendo servidos como prato principal.
Atroz, diz-se, vem daí. De Atreu.
Friday, December 16, 2005
Cruzadas (6): Achachin
Ao final do século 12, um certo religioso chamado Sinan, "O velho da Montanha", liderava uma seita de fanáticos, literalmente treinados para matar e morrer.
Os fanáticos dessa cheita causavam verdadeiro horror pela crueldade com que matavam e pela facilidade com que dispunham de suas vidas.
Qual é o chegredo de tanta corachem?
Haxixe, ora!
Antes de chaírem para o martírio, os jovens tinham uma visão do paraíso com o uso de hashish (haxixe, ou maconha), em uma cherimônia religiosa destinada a entregar ao deus a sua alma e permitir que ele dirigisse suas ações a partir de então.
Daí, dizem, a palavra assassinos (originalmente hashashin, seguidores do haxixe ou, se se quiser, maconheiros).
Thursday, December 15, 2005
Mitologias (3): O suplício de Tântalo
Wednesday, December 14, 2005
Errei
Enfim.
Um amigo observou que há seis rios no Hades, e não cinco, como eu afirmei. De fato encontrei mais um, o Erídano, como se pode ver no mapa linkado no título.
Assim, revisando:
1. Cocito, ou Rio das Queixas;
2. Aqueronte, ou Rio das Lamentações;
3. Periflegetonte, ou Rio de Chamas de Fogo;
4. Lethe, ou Rio do Esquecimento;
5. Estige, ou Rio do Ódio;
6. Erídano, localizado ao norte do Hades.
Mas então continuei pesquisando e encontrei este link http://historylink102.com/greece2/underworld.htm
que menciona apenas cinco rios.
E fiquei confusa.
Que inferno.
Monday, December 12, 2005
Pigmaleão revisto (1): Corno, não!
É verdade, existe aquela solução das Mil e uma noites, matar a mulher logo após a noite de núpcias, mas isso é radical demais e hoje dá cadeia. Melhor tentar algo mais natural: escolher uma criança pobre e pagar à família pra educá-la pura, sem vaidade, sem malícia, sem maldade e sem qualquer contato com a sociedade. Perfeito. Quando a jovem estiver em idade de se casar, será tudo como planejado.
Quase.
Arnolfo não prestou atenção em um detalhezinho, uma coisinha de nada, fatal para o sucesso do plano: a mocinha era mesmo muito ingênua. Bobinha. Inocente. Tolinha. E caiu na primeira conversa fiada. Não por maldade, mas porque era boba mesmo.
Arnolfo forjou o destino que queria evitar. Fazer o quê.
.............................................
Esta é a história da peça Escola de Mulheres, de Moliére (1622-1673). Divertidíssima.
Friday, December 09, 2005
Ciumento, eu?
Como quase toda a Europa culta, Schopenhauer admirava Lord Byron, o poeta inglês, não exatamente pela qualidade de sua poesia, mas sim pela aura de liberdade, coragem e idealismo que o cercava.
No ano de 1808 o filósofo soube que o poeta estava em Veneza. Não pensou duas vezes: viajou à Itália somente para conhecê-lo, levando consigo uma carta de apresentação de Goethe. Byron, uma celebridade, não recebia qualquer um.
Tudo acertado, o filósofo descobriu que o poeta costumava cavalgar em um parque, em Veneza, a certa hora do dia. À mesma hora, dirigiu-se ao local acompanhado de sua amante italiana, Tereza.
Caminharam pelo parque até que avistaram Byron se aproximando, a certa distância. O momento pelo qual esperara durante tanto tempo finalmente chegara... e então Tereza fez um comentário besta, do tipo "esse homem lindo que vem aí é o poeta que você quer conhecer?"
Pronto. Byron passou, sem ter idéia do que acontecia. Schopenhauer conta que arrependeu-se amargamente. Teria sido melhor perder a namorada que perder a oportunidade de conhecer o poeta.
Pouco depois Byron estava morto, o filósofo já tinha outra amante e Tereza... quem é mesmo Tereza?
Thursday, December 08, 2005
Nefelibata (1): Primeiros Analíticos
Pois bem. Também acho. A presença ou ausência de nuvens no instante do nascimento é determinante na formação da personalidade.
Pensando nisso, desenvolvi uma teoria científica sobre a relação necessária entre nuvens, céu, parto e vida futura, que apresentarei em mais de uma sessão de análise.
Então.
Para tornar minha apresentação mais didática, vou associar cada um dos estados celestes (que chamarei de signos) a um filme, novela, seriado ou qualquer outro veículo de comunicação de massa.
Assim:
1. Céu com nuvens do tipo stratus: A insustentável leveza do ser;
2. Céu com nuvens do tipo cirrus: Dom Casmurro;
3. Céu com nuvens do tipo nimbus: As mil e uma noites;
4. Céu com nuvens do tipo cumulus: O último samurai;
5. Céu com nuvens do tipo cirrustratus: Agonia e êxtase;
6. Céu com nuvens do tipo altocumulus: O poderoso Chefão;
7. Céu com nuvens do tipo altostratus: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado;
8. Céu com nunvens do tipo stratocumulus: Pimpinela Escarlate;
9. Céu com nuvens do tipo nimbustratos: Sansão e Dalila;
10. Céu com nuvens do tipo cumulonimbus: O som e a fúria;
11. Céu sem nuvens: A escolha de Sofia;
12. Céu com estrelas: O manto sagrado.
Pronto! Agora você já pode dizer como estava o céu no momento de seu nascimento. Se não souber, é só fazer o seguinte cálculo:
h + l + d
________ . e
lg . lt
sendo:
hora do nascimento = h
local de nascimento = l
data de nascimento = d
estação do ano = e
longitude = lg
latitude = lt
Wednesday, December 07, 2005
É tudo verdade, ora
Arthur Schopenhauer, Dores do Mundo.
Tuesday, December 06, 2005
Monday, December 05, 2005
Periflegetonte e o vulcão
O que isso tem a ver com vulcão?
Ora...
O inferno fica embaixo da terra, certo? No inferno há um rio que é puro fogo, certo? Ninguém impede o curso de um rio, certo? Especialmente um rio de fogo, certo?
Então está explicado: o rio às vezes quer sair do inferno. O que faz? Testa a superfície até encontrar um jeito de passar por uma montanhazinha... só prá ir virar pedra lá na frente.
.....................
É mais ou menos assim que os gregos explicavam os vulcões. Mais prá menos.
Sunday, December 04, 2005
Bacia hidrográfica do inferno
Quem pode dizer em sã consciência que nunca, jamais, em tempo algum vai precisar saber disso? Ninguém, né?
Então vamos lá:
1. Cocito, ou Rio das Queixas: reclame de tudo; assim você se sentirá mais à vontade em seu novo habitat.
2. Aqueronte, ou Rio das Lamentações: dê uma paradinha aí prá lamentar ter ido parar no meio do inferno.
3. Periflegetonte, ou Rio de Chamas de Fogo: desse, é melhor fugir.
4. Estige: rio menor, que tem como maior mérito dar ensejo à formação do Rio de Fogo, o Periflegetonte.
5. Lethe, ou Rio do Esquecimento: se chegar até esse rio, você já tirou a sorte grande. Aproveite prá mergulhar e esquecer tudo... até mesmo que tirou a sorte grande.
Saturday, December 03, 2005
Cruzadas (5):Terry Jones
Friday, December 02, 2005
Poster metafísico
O curioso é o metafísico da história: pirâmides do Egito, esfinge, Taj Mahal, Stonehenge, sistema solar, flor, ruínas da Acrópole, coisas assim. Até a imagem de uma abdução por alienígenas pode ser encontrado na página.
Então uma bula papal é metafísica?
Thursday, December 01, 2005
Cruzadas (4): O Ricardinho vem aí
Suas crueldades eram tão conhecidas que o medo permaneceu muito tempo na memória dos muçulmanos.
As mães, para disciplinar os filhos, diziam: "Se não obedecer, o Ricardo vem te pegar".