Tuesday, February 28, 2006

Corra, que tá barato

Well, nem tanto.

Uma pesquisa científica esteve à venda no e-bay, pelo lance inicial de 250 mil dólares.

Você pode achar que é muito, mas é porque você não sabe o valor de uma pesquisa. Especialmente, o valor de 20 anos de pesquisa.

Alguém sabe, e comprou.

Tô morrendo de inveja. Colin Andrews, o feliz vendedor, ficou pelo menos 250 mil dólares menos pobre. E com pesquisa!

Dá até prá fazer uma boa poupança, enquanto vai montando outra pesquisa prá vender.

Como a vida humana é curta, eu aconselharia o cientista a reduzir o tempo de maturação do produto para dez anos. O preço vai à metade, mas para compensar é só excluir os colaboradores (do crédito, ao menos).

Só mesmo americano para transformar tudo em dinheiro, sem culpa.

Preciso aprender essa técnica.

Monday, February 27, 2006

O que a escada tem a ver com o céu?

Perguntei por perguntar. É claro que tudo a ver.

Em Santa Fé, Novo México, Estados Unidos, há 130 anos, as freiras de um convento recém-construído queriam ir para o andar superior, mas não havia escada.

Diante da estupidez do arquiteto, só mesmo um bom milagre.

Elas rezaram durante nove dias, pedindo a Deus a escada (ou melhor, o carpinteiro que a faria).

Afinal de contas, é preciso ir ao andar superior.

Mas eis que um carpinteiro surge à porta, assim, do nada, para construir a escada de graça... e sem suporte.

Clique no título e veja o milagre da capela Loretto.A escada é realmente um milagre da engenharia.

Pois então.

O ser humano seria capaz de fazer algo tão impressionante? Em um convento? Com exatos 33 degraus? Claro que não! Claro que é obra divina.

Mas a escada não leva ao céu, não. Só ao andar superior.

.....................................

Mais fotos em
http://www.lorettochapel.com/stair.html

Descobri que há um filme sobre o milagre da escada. Informe-se em http://us.imdb.com/title/tt0152588/.

Sunday, February 26, 2006

Espaguete Voador

Olhe atentamente para o céu. Procure nas nuvens, nas estrelas. Acredite e verá. Sim, ele existe, o monstro espaguete voador.

O grande profeta da religião monstrista anuncia para breve o lançamento do Evangelho segundo o MEV (Monstro Espaguete Voador).

Até lá, experimente informar-se melhor sobre o monstrismo no site indicado no título deste post. Mas prepare-se. Há de tudo na página, desde camisetas com o Monstro Espaguete a releituras de Da Vinci e Miguelangelo.

É possível até comprar um santinho MEV no e-bay. Sem pé nem cabeça.

Experimente. Você só corre o risco de se tornar um novo massafari.

--------------------

Brincadeira, claro, criada por quem acha que o Design Inteligente é só mais uma bobagem sofisticada. Segundo informa o site, o monstrismo massafari já foi matéria até da Superinteressante, no Brasil.

Saturday, February 25, 2006

Upgrade malsucedido

Amor é sentir com todo o ser a existência de outro ser.

Simone Weil

.............................

Puxa. E eu que pensava que ela era filósofa!

Mas venhamos e convenhamos, há um quê de metafísico na frase, não há?

Então.

De qualquer forma, com uma visão de mundo assim tão doce, assim tão jovem, Simone Weil bem que podia ter publicado pela Harlequin.

Friday, February 24, 2006

Pois é (2)

Muita gente se espantaria se visse os elementos que formam essa tão propalada consciência:

temores de ordem humana, medo dos homens, 1/5
temores religiosos, 1/5
vaidade, 1/5
preconceitos, 1/5
hábito, 1/5.

Arthur Schopenhauer, filósofo alemão.

Thursday, February 23, 2006

Pois é (1)

A consciência é uma antecipação da opinião dos outros.

Henry Taylor, escritor inglês

Wednesday, February 22, 2006

Marte ataca

Nelson Rodrigues bem poderia dizer que esta é a rebelião dos crédulos fundamentais.

Assim como há um sem-número de séries que giram em torno da medicina forense, um observador mais atento (ou seja, aquele que passa a maior parte de seu tempo diante da TV) pode dizer com segurança que está acontecendo uma verdadeira invasão de séries com temática sobrenatural na TV americana.

Só para citar algumas: Psychic Detectives, Fantasmas, Contos de Vidas Passadas, Fator Desconhecido (que parecia ser séria), The 4400, Assombrações (que estréia dia 16, mas o nome e a chamada já dizem tudo), Psychic Witness, OVNI´s, Supernatural, Missing.

Será que o Bush tem algo a ver com isso?

Tuesday, February 21, 2006

O cientistas e a metafísica

- Nós somos cientistas, por conseguinte, procuraremos fazer uso das demonstrações. E as demonstrações de que necessitamos levarão em conta as observações, mas não lhe reconhecerão autoridade definitiva. Elas sustentarão a existência de um mundo independente daquele do qual nos falam as observações disponíveis, mas apto a sustentar uma refutada tese particular.

- Mas isso é metafísica!

- Precisamente! A gente pode escolher: fazendo ciência de um modo produtivo, é possível apoiar-se na fé ou na razão. Nesse último caso precisaremos nos tornar metafísicos, porquanto a metafísica é definida como uma disciplina que não se baseia na observação, mas examina as coisas independemente daquilo que a obervação parece nos dizer. Numa palavra, a boa ciência tem necessidade de argumentos metafísicos para continuar a se desenvolver; hoje ela não seria o que é sem essa dimensão filosófica.

Paul Feyerabend. Fantasia platônica. In: Diálogos sobre o conhecimento.

Monday, February 20, 2006

Pode me roubar

Em 1802 Thomas Bruce, Conde de Elgin (1766-1841) obteve autorização do sultão de Constantinopla para retirar os frisos de mármore do Partenon e levá-los para a Inglaterra. Lorde Elgin comprou um navio só para transportar as obras. Desde então a Grécia trava uma batalha diplomática com a Inglaterra para recuperar as obras, mas é pouco provável que isso aconteça. Os ingleses alegam que elas estão melhor guardadas em Londres.

Sunday, February 19, 2006

Qual é a lógica?

Quando me perguntam se acredito em Deus e respondo que sou agnóstica, sou confrontada, invariavelmente, com a minha completa ausência de bom senso:

"Então como é que você explica isso ou aquilo?"

ou

"Quando acontece alguma coisa, você recorre a quê?"

Confesso que não entendo essa lógica. Qual é a relação entre necessidade, vontade, crença e existência objetiva?

O argumento implícito nas perguntas é o seguinte:

Quem não acredita em Deus não tem respostas para os enigmas da existência;
Ora, é preciso haver respostas.
Por conseguinte, é preciso crer em Deus.
Logo, Deus existe.

Ou ainda:

A crença em Deus nos ajuda em momentos difíceis
Ora, todos nós passamos por momentos difíceis na vida
Portanto, todos nós precisamos da ajuda de Deus
Logo, Deus existe.

Será que ninguém percebe como esse argumento é tolo? Esta lógica do eu quero, eu preciso, eu acredito, então acontece é própria da infância.

Isto não significa, claro, que eu tenha alguma coisa contra a existência de Deus (muito ao contrário) ou que ele não possa existir de fato. O que não faz sentido é a afirmação, ainda que implícita, de que Deus existe porque é preciso que exista.

Acrescente-se ainda que a desconfiança ou a ausência de crença não pressupõem, em nenhum grau, a obrigatoriedade de se oferecer resposta a todos os enigmas do universo. Eu posso duvidar e conviver com a ausência de respostas, não posso?

Ou não?

Saturday, February 18, 2006

Obediência cega

Em 490 a.C. os atenienses lutavam contra os persas na planície de Maratona, a cerca de 40 km de Atenas. Vencida a batalha, o general ateniense Milcíadis enviou o soldado Fidípides a Atenas para informar da vitória. Ele correu os 40 quilômetros sem parar e quando chegou à cidade só teve fôlego para dizer uma unica palavra: "vitória". Em seguida caiu morto.

É em homenagem a este episódio que a corrida recebeu o nome de Maratona.

Friday, February 17, 2006

Efeito especial

Imagine que você é pai ou mãe de um adolescente japonês calmo, tímido e paranormal.

Agora imagine esse garoto quebrando vidros à distância, aumentando o volume do aparelho de som sem se levantar do sofá... e transformando a casa numa fogueira.

É que esse adolescente emite o que chamam de "energia termocinética luminosa", incandescente, de 124 graus celsius, a 250k/h, com potencial para destruir tudo à sua volta.

É só imaginação, certo?

Certíssimo.

Só imaginação de psicólogos, mestres de acupuntura, familiares etc.

Como diz um amigo: andam vendo muito filme e desenho animado ruim.

Tenho de concordar.

Thursday, February 16, 2006

Quem matou Bob Crane?

Assisti recentemente à série "Guerra, Sombra e Água Fresca" (Hogan's Heroes) . Continua tão boa quanto eu me lembrava, dos primeiros tempos da TV a cabo. Trata-se do dia-a-dia de um grupo de prisioneiros em campo de concentração nazista, durante a segunda guerra. Um cenário bastante improvável para uma comédia, mas que consegue ser ainda mais divertida que M.A.S.H., outra comédia sobre a guerra.

O líder dos prisioneiros vigiados pelo sargento Schultz (um alemão que finge não ver nada) e pelo coronel Klink (o comandante do campo, que de fato não vê nada) é o coronel Hogan, interpretado pelo ator Bob Crane. Apesar de estar preso, Hogan consegue extrair informações do coronel Klink e repassar aos aliados. O modo como o faz é a principal atração do seriado.

Americano típico, bastante religioso, pai de família exemplar, do tipo que encontra tempo para levar os filhos à escola, bom marido, bom vizinho, figura simpática e equilibrada, Bob Crane só ocupou grande espaço na mídia em duas ocasiões: durante o período de exibição do seriado e quando foi encontrado morto em um quarto de hotel, em 1978, em circunstâncias até hoje não esclarecidas. Ele havia sido espancado severamente e estrangulado com um fio elétrico.

O amigo John Carpenter foi preso, acusado e posteriormente inocentado por falta de provas. Apesar disso, a polícia tem certeza de que ele é o autor do crime.

Agora que medicina forense está tão avançada, por que ainda não conseguiram entender o que aconteceu com Bob Crane?

Wednesday, February 15, 2006

Data da invenção da geladeira

Republicando:
-----------------------------------------------------------------------

Estou impressionada com o número de entradas neste blog nas últimas semanas com um mesmo objetivo: saber qual é a data da invenção da geladeira.

Sinceramente, não entendo.

Em todo caso, resolvi fazer uma pesquisa e informar a data. O link que pode ser acessado clicando no título informa que a geladeira foi inventada em 1876 por um certo Carl von Linde. Ao menos, a patente é dele.

No mesmo link há, digamos, um histórico da geladeira (que lamentavelmente ignora o Bacon).

E é só.

Mas, afinal, por que tanto interesse pela invenção da geladeira?

Monday, February 13, 2006

Strawson

Morreu nesta data, 13.02.2006, Peter Strawson, filósofo da linguagem, com 86 anos. Autor de Individuals, livro que trata da ontologia dos nomes próprios. Só para iniciados.

Vá pela sombra, Strawson.

Sunday, February 12, 2006

Clube da luluzinha

Olha só... Nunca foi tão fácil ser bruxa. Basta encontrar um site, ler tudo a respeito e principalmente comprar tudo a respeito.

Olha aí o que você pode encontrar:

Caldeirão. Aquele, da poção mágica. O da Madame Min, lembra? Pois é. Se preferir um caldeirão com tampa, custará R$ 230,00. Mas, se quiser deixar a tampa na loja, o caldeirão sairá pela bagatela de R$ 190,00.

Defumadores, caso queira defumar tudo o que não fizer parte do jantar.

Chifres, caso já não tenha.

Penas, caso já não tenha, também.

Pentáculos. Não sei o que são, mas se você é bruxa, certamente sabe.

Camisetas, prá todo mundo saber que você é mesmo uma bruxa. É que hoje isso é motivo de admiração.

Well.

Está precisando de um espelho negro para potencializar tudo isso? Pois acabou de encontrar.

Que coisa maravilhosa.

Demorou, mas até as bruxas se renderam ao poder inexorável do mercado.

Saturday, February 11, 2006

Visão fantasmagórica de mundo

Me contaram, na semana passada, que tenho um encosto.

Eu até já imaginava, porque nem sempre consigo o que quero, o que significa que há um espírito desencarnado me atrapalhando, mas fiquei surpresa com a descrição do tal encosto: trata-se de um homem negro, não sei se velho ou novo, de cara amarrada, que grila quando falam dele e que não larga do meu pé de jeito nenhum.

Nunca viram nada parecido.

Isso é bom ou ruim?

E agora, o que faço?

Devo ter medo?

É preciso respeitar o encosto, o que quer que isso signifique?

Devo me acostumar com ele?

Pedir prá ir embora?

Arrumar outro encosto, um pastor ou um médium, pra tirar o primeiro?

Êta vida complicada!

Não me disseram o que fazer a respeito.

Friday, February 10, 2006

A Idade Média se recusa a partir

Você quer acreditar em Deus.

Esforça-se.

Diz a si mesmo, cem vezes, que Deus existe e é pai.

Reza três vezes ao dia, pedindo a Deus que o ajude a acreditar nele.

Faz tudo o que está a seu alcance

E nada; não tem jeito, a coisa toda continua parecendo balela.

Pois eu sei do que você precisa!

Preste atenção, que é sério: você precisa de uma certeza racional da existência de Deus.

Sim, a fé já morreu.

O jeito agora é tentar encontrar uma lógica que prove a impossibilidade do universo sem um criador, e pronto!

Lá vem ela, a faceira, célere e alegre fé, correndo atrás da certeza científica!

Ou o contrário, mas vamos deixar prá lá, né?

Mas onde encontrar a fé, isto é, a certeza científica da existência de Deus?

Faça o curso "Prova Científica da Existência de Deus". Clique no título.

Depois, sossegue.

Bem, não exatamente. O curso é para engenheiros.

Thursday, February 09, 2006

A-lá o Alá

Venderam a Virgem. Aquela, com "v" maiúsculo. A única que continuou virgem após um parto normal (Jesus nasceu, né?). Essa mesma. Vendida. Por 28 mil dólares.

Esse foi o preço pago pela torrada com a santa.

Mas vamos ao que interessa: eis que os árabes aprenderam a técnica.

Encontraram o ovo de Alá. Um ovo que, segundo dizem, tem o nome "Alá" escrito.

É a resposta divina às caricaturas, dizem.

Vale muito, dizem.

Simbólica e materialmente, eu digo.

Tuesday, February 07, 2006

A invenção da geladeira (2)

Eu preciso dizer: o post "Bacon e o dia da geladeira" não é sério. É claro que eu utilizo uma informação verdadeira (Bacon de fato morreu como consequência do experimento que descrevi), mas não há outra ligação entre Francis Bacon e a invenção da geladeira. Ele é apenas o pai da idéia. A idéia vaga. O princípio.

Então, a quem interessar possa: a geladeira foi inventada por Carl von Linde em 1876.

Para maiores informações, tente o site indicado pelo título.

Monday, February 06, 2006

Perguntinha básica (3): John Locke

Por que um personagem de Lost tem nome de filósofo?

Coincidência?

Sunday, February 05, 2006

Feitos sob encomenda

Estou animada com a nova moda da TV americana: séries sobre a medicina forense. O número delas na TV aberta é impressionante: Medical Detectives, Crossing Jordan, Enigmas da morte, C.S.I., C.S.I. Miami, Forensic Files, Peacemakers, Authopsy, NCIS, Real Life Detectives etc etc. Não vejo todas, mas o que tenho visto é muito interessante. Não pelas histórias, porque não passam de novelas, mas pelo que revelam: é muito difícil ser bandido, hoje. A ciência pode tudo.

Thursday, February 02, 2006

A invenção da geladeira (1)

Estou impressionada com o número de entradas neste blog nas últimas semanas com um mesmo objetivo: saber qual é a data da invenção da geladeira.

Sinceramente, não entendo.

Seja como for, como há tanto interesse em torno desse assunto, resolvi fazer uma pesquisa e informar a data. O link que pode ser acessado clicando no título informa que a geladeira foi inventada em 1876 por um certo Carl von Linde. Ao menos, a patente é dele.

No mesmo link há, digamos, um histórico da geladeira (que lamentavelmente ignora o Bacon).

E é só.

Mas, afinal, por que tanto interesse pela invenção da geladeira?

Wednesday, February 01, 2006

Ano bom

Começou no último dia 29 o Ano do Cachorro, do horóscopo chinês.

A previsão é de um período mais tranquilo que os últimos doze meses, o Ano do Macaco.

Considerando que o Ano do Macaco foi o ano de Roberto Jefferson, José Dirceu e Lula, entre outros, acho que a gente pode confiar na previsão.